pube
Meio Ambiente

Projeto Biomas na Mata Atlântica é exemplo para ações de reflorestamento

por Redação Conexão Safra

em 04/03/2016 às 0h00

3 min de leitura

pube

Técnicos, professores e estudiosos de várias partes do Brasil e do mundo estão no Espírito Santo para discutir o Reflorestamento Ambiental. Eles conheceram de perto alguns dos experimentos do Projeto Biomas na Mata Atlântica, realizado em conjunto com Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

A visita foi orientada pela coordenadora do projeto, a bióloga do Incaper Fabiana Ruas. “Estes experimentos foram implantados em uma área de pastagem, bastante degradada. As pesquisas envolvem o uso de árvores nativas e exóticas na propriedade rural. No geral, pretende-se verificar o comportamento das espécies e quais apresentam potencial econômico de restauração ecológica ”, explicou Ruas.
“O mais importante é o monitoramento periódico destes experimentos, verificando os resultados. O fator econômico não foi o motivador, mas sim um dos objetivos, um dos resultados. Em segundo lugar, destaco a interação entre os diversos agentes para a elaboração de políticas públicas e ações ”, disse Ahmeed Khan, representante do Governo da África do Sul.

“Estive aqui em outra oportunidade e voltei agora. Vi que muita coisa avançou. É muito interessante ver como diversos órgãos, unidos em projetos desse tipo, oferecem pesquisa aplicada aos pequenos produtores rurais ”, acrescentou Fatima Pi&ntilde,a Rodrigues, da Universidade Federal de São Carlos – campus Sorocaba, São Paulo.

A visita aos experimentos do Projeto Biomas na Mata Atlântica garantiu subsídios aos participantes do Workshop Reflorestamento Ambiental: Desafios para o Sucesso. “O Dia de Campo foi para instituições organizadoras e palestrantes discutirem e entrarem com uma visão prática do que ocorre no Espírito Santo. A ideia é justamente buscar essa integração entre as diferentes instituições, para atingir um objetivo de multidisciplinaridade ”, disse Pedro Carvalho, coordenador do evento.

A proposta é avaliar, junto aos produtores rurais e à sociedade acadêmica, as alternativas para superar obstáculos ao desenvolvimento do setor agropecuário e ambiental capixabas. “Essas experiências vão nos auxiliar nos debates, na proposta de soluções dos gargalos que existem no reflorestamento ambiental no nosso Estado. A ideia é criar visões mais amplas entre todos os atores, culminando na elaboração de um documento para nortear possíveis ações ”, finalizou o sub-secretário estadual de agricultura, Marcelo Suzart.

Sobre o Projeto Biomas
O Projeto Biomas na Mata Atlântica é uma parceria entre a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Os estudos já estão sendo desenvolvidos nos seis biomas brasileiros: Pantanal, Pampa, Cerrado, Amazônia, Caatinga e Mata Atlântica. Os pesquisadores buscam soluções para a produção sustentável de alimentos, a partir da reintrodução da árvore nas propriedades rurais do Brasil. O Projeto Biomas tem o apoio do Sebrae, Monsanto, John Deere e Vale Fertilizantes.

Fonte: Incaper

pube