Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

A Prefeitura de Anchieta, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, informa mais um período de defeso do caranguejo-uça criado por meio da Portaria 01/2023, de 31 de março de 2023. O município entendeu a necessidade de um novo período de preservação, além dos estipulados pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama).
Dessa forma entre os dias 06 e 12 de abril fica proibida a captura, o confinamento artificial em cativeiro do animal vivo, transporte, beneficiamento, industrialização, armazenamento e a comercialização dos indivíduos e das partes isoladas (quelas, pinças, garras ou desfiado), em todo o o município. O novo calendário levou em consideração os resultados da pesquisa aplicada da Rede de Monitoramento de Andadas Reprodutivas de Caranguejos (Rnmar).
As andadas são os períodos reprodutivos dos caranguejos, onde os machos e fêmeas saem de suas tocas e andam pelo manguezal para se acasalarem e para a liberação de ovos.
O trabalho de fiscalização será realizado pelos órgãos ambientais e os infratores estarão sujeitos às penalidades previstas no Decreto Federal 6514/2008. As multas podem variar de R$ 300 a R$ 3.000,00 por unidade capturada.
Qualquer informação da cata ou comercialização durante o defeso, solicitamos que entrem em contato pelo Disk Denúncia (28) 99939-5281 e 153




