Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca
OInstituto Marcos Daniel- IMD está à frente de uma pesquisa pela conservação da ave mais rara do Espírito Santo, a saíra-apunhalada (Nemosia rourei). A espécie criticamente ameaçada de extinção é foco de uma iniciativa no ambiente que ela ocupa, a Mata Atlântica.
O Programa de Conservação atende a uma condicionante do licenciamento ambiental para a implantação da linha de transmissão de energia elétrica da empresa TCC -Transmissora Caminho do Café e compreende ações de pesquisa em remanescentes florestais entre os municípios de Castelo, onde fica o Parque Estadual do Forno Grande, Conceição de Castelo, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante e Domingos Martins, onde se situa o Parque Estadual da Pedra Azul, RPPN Águia Branca e áreas do entorno.
O empreendimento em questão atravessa uma região considerada de extrema importância ambiental para o Estado do Espírito Santo, com remanescentes de Mata Atlântica de grande relevância ecológica que apresenta alto grau de endemismo e refúgio de diversas espécies consideradas ameaçadas de extinção. Dentre essas está a espécie alvo desse programa, aNemosia rourei, popularmente conhecida como Saíra-Apunhalada.
A conservação da Saíra-Apunhalada, assim como as ações propostas neste programa, são iniciativas que vêm na direção das políticas públicas do setor e representa a oportunidade de se promover a conservação de diversas espécies ameaçadas, do ecossistema característico da região.
As ações previstas no plano de trabalho, contemplam pesquisas de campo, ações de sensibilização, educação ambiental e engajamento comunitário e também prevê ações com setor turístico local, pois além da relevância ecológica, a região inclui um dos principais sítios turísticos do Espírito Santo.




