Ibatiba: ecobarreira para coibir avanço de poluição no Rio Pardo
por Redação Conexão Safra
em 27/03/2024 às 0h00
2 min de leitura
Com o intuito de contribuir com a redução dos resíduos lançados ao longo do Rio Pardo em Ibatiba, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Cultura e Turismo instalou a primeira ecobarreira, produzida com material reciclável, na altura dos bairros Centro e Novo Horizonte.
De acordo com a diretora municipal de Meio Ambiente, Jaína Machado, a Ecobarreira é uma estrutura flutuante que, ao ser instalada transversalmente ao longo do percurso do rio vai permitir o bloqueio do escoamento dos resíduos flutuantes que são compostos, principalmente, por materiais plásticos e descartáveis.
“Esses materiais ao serem descartados nos rios, podem ocasionar consequências ambientais como o aumento da velocidade de assoreamento, contaminação microbiana, desequilíbrio da flora e fauna, odores desagradáveis e alteração do sistema de circulação das águas, além de afetar visualmente o ambiente”, explicou Jaína.
Para a construção da Ecobarreira foram utilizados 16 galões de 20 litros, por meio de doação e redes para garantir a flutuação. A Primeira Ecobarreira de Ibatiba tem cinco metros de extensão.
O Prefeito Luciano Pingo, o vereador João Pedro Carvalho Rocha, a equipe do Projeto Ecobarreira e alunos da Escola Municipal David Gomes participaram do momento.
Mais Conexão Safra
“Estamos falando da primeira barreira ambiental sendo implantada aqui no nosso município com o objetivo principal cuidar do nosso Meio Ambiente e conscientizar a população sobre a constante importância de cuidar do nosso rio Pardo”, pontuou o Prefeito Luciano Pingo.
A barreira foi instalada na sexta (22), Dia Mundial da Água, dentro das ações do Ibatiba + Verde.
Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!