Sustentabilidade

Dores do Rio Preto lança projeto de reflorestamento e vai distribuir duas mil mudas de árvores nativas

A primeira edição do projeto PlantaDores vai atingir 20 produtores rurais da região

A preservação do meio ambiente e a agricultura podem sim caminhar lado a lado. E uma proposta da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Dores do Rio Preto, em parceria com Idaf e Incaper, mostra que ações simples podem ter um impacto forte no futuro. O projeto PlantaDores vai doar duas mil mudas de espécies nativas para 20 produtores da região. A ideia é reflorestar áreas, proteger e recuperar nascentes e olhos d’água.

Projeto trabalha com o reflorestamento de áreas degradadas e locais próximos a nascentes e olhos d’água (Foto: Pixabay)

Segundo o secretário de Meio Ambiente do município, Juan Ricardo Carvalho Senna, por meio da doação dessas mudas e conversas com os agricultores será possível promover a educação ambiental junto aos produtores rurais. “Queremos mostrar a importância e a necessidade de trabalharmos a sustentabilidade nas propriedades. Um exemplo de como esse processo é importante é que tivemos uma seca muito intensa há alguns anos aqui no município e em todo o Estado. Se hoje nós recuperarmos parte das florestas e nascentes, certamente os efeitos serão menores em outros episódios de pouca chuva ”, avalia.

Nesta primeira edição do projeto, há mudas de diversas plantas nativas: aroeira, embaúba, ingá, goiabeira, cambucá, angico vermelho, angico branco, palmito jussara, gibatão, cedro rosa, bico de pato, jabuticabeira, entre outras espécies.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas na sede da secretaria, até o dia 31 de março. Um dos requisitos para participar é ter uma propriedade localizada em Dores do Rio Preto.
Para mais informações, clique aqui ou entre em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente por meio do telefone (28)3559-1313.

Sobre o autor Fernanda Zandonadi Desde 2001, Fernanda Zandonadi atua como jornalista, destacando-se pelo alto profissionalismo e pela excelência na escrita de suas reportagens especiais. Tem um conhecimento aprofundado em agronegócio, cooperativismo e economia, com a habilidade de traduzir temas complexos em textos de grande impacto e relevância. Seu rigor e qualidade na apuração e narração de histórias do setor garantiram que seu trabalho fosse constantemente reconhecido pela crítica especializada, o que a levou a conquistar múltiplas distinções e reconhecimentos em premiações regionais e nacionais de jornalismo. Ver mais conteúdos