pube
Irrigação

Como economizar com irrigação e fertirrigação em pequenas propriedades

por Fernanda Zandonadi

em 31/05/2025 às 11h50

5 min de leitura

Como economizar com irrigação e fertirrigação em pequenas propriedades

Tecnologia que cabe no bolso: Danilo Trevizani, de São Mateus (ES), adotou o sistema da Smartirriga e viu sua lavoura render mais com menos custo e esforço (foto: arquivo pessoal)

Siga nosso Instagram: @conexaosafra

Os desafios do agronegócio — a indústria a céu aberto — são muitos: escassez de mão de obra, a necessidade de fazer mais com menos e a busca constante por práticas sustentáveis. Para o pequeno produtor, esses problemas pesam ainda mais. Nesse cenário, a empresa capixaba Smartirriga vem se destacando com a automação da irrigação e fertirrigação por um preço que cabe no bolso de todo produtor, já que não exige investimento em estrutura, apenas a contratação de um serviço.

Dono de uma propriedade de 20 hectares (Córrego Prata I), em São Mateus (ES), Danilo Trevizani atesta a praticidade do sistema. “Antes, eu precisava ficar o dia inteiro de olho na irrigação ou pagar alguém para isso. Agora, com a Smartirriga, tudo é automático e preciso. O sistema entende a necessidade da planta melhor do que a gente. Ele é uma sentinela: vigia 24 horas tudo o que está acontecendo. Ganhei tempo, economizei água e dinheiro, e a produção aumentou em 10 sacas por hectare, em média”, afirma o produtor de café conilon, no norte do Espírito Santo.

Trevizani explica que, mesmo tendo uma área pequena, valeu muito a pena investir no sistema. “Ele se paga, mesmo em pequenas áreas, porque não há desperdício de fertilizante, não preciso pagar mão de obra, economizo energia e a produção aumenta. São muitos benefícios”, diz.

pube

Como funciona?

Com clientes no Espírito Santo e em outras partes do país, a Smartirriga atua diretamente no controle da motobomba do sistema de irrigação, tomando decisões automáticas sobre quando ligar e desligar o equipamento. Esse processo se baseia em dados climáticos (como evapotranspiração, temperatura, volume de chuva e umidade relativa do ar), culturais (tipo de cultura, área da planta, estágio de desenvolvimento, entre outros) e operacionais (tipo e vazão do emissor, eficiência do sistema e turno de rega).

Fertirrigação

Dispositivo realiza toda a “leitura” da lavoura e otimiza o uso de água e fertilizantes (foto: divulgação)

Na prática, o dispositivo — um pouco maior do que um modem de internet — realiza toda a “leitura” da lavoura e otimiza o uso de água e fertilizantes. Por exemplo, em dias chuvosos, a estação meteorológica instalada na propriedade envia ao equipamento as informações climáticas. Dependendo do volume de chuva, o sistema não liga a bomba. Já em dias mais quentes e secos, ele calcula automaticamente por quanto tempo a bomba deve operar para fornecer a quantidade ideal de água às plantas. Tudo isso por R$ 750 mensais — menos de meio salário mínimo.

Eficiência no uso da água

A economia de recursos hídricos é um dos principais benefícios do sistema. Ao monitorar e ajustar a irrigação conforme as necessidades específicas de cada cultura e as condições climáticas, o dispositivo evita desperdícios e promove o uso racional da água — um recurso vital e cada vez mais escasso.

Fertirrigação

Automação reduz a dependência de mão de obra, permitindo que os agricultores se concentrem em outras atividades essenciais (fotos: divulgação)

Além disso, a automação reduz a dependência de mão de obra, permitindo que os agricultores se concentrem em outras atividades essenciais. A economia é visível: o uso eficiente de água e energia elétrica reduz significativamente os custos operacionais.

Simples como o uso de um celular, o sistema pode ser acessado por meio de um WebApp responsivo, compatível com celulares, tablets e computadores. Isso permite que os produtores monitorem e controlem a irrigação em tempo real, de qualquer lugar, com praticidade e eficiência na gestão.

Fertirrigação automática

Além do manejo da irrigação, a Smartirriga também oferece o serviço de fertirrigação automática. Para utilizá-lo, o produtor precisa apenas de uma bomba injetora e uma caixa ou reservatório para a mistura dos fertilizantes. O sistema funciona tanto com uma única caixa quanto no modelo multicaixas.

O produtor deixa a mistura pronta no reservatório e a Smartirriga realiza a aplicação dos fertilizantes para cada setor de irrigação de forma individualizada e personalizada. O agricultor define o tempo de pressurização, o tempo de injeção e o tempo de limpeza da tubulação. Essas informações são inseridas na plataforma, e a Smartirriga executa automaticamente a fertirrigação, aproveitando o próprio ciclo de irrigação. Ou seja, não é necessário manter um funcionário dedicado a essa atividade.

A Smartirriga é adaptável a propriedades de todos os tamanhos, de pequenas a grandes fazendas. Além disso, a plataforma permite ao produtor monitorar em tempo real todas as ações realizadas, além de gerar relatórios detalhados sobre as operações no campo. Também é possível acessar relatórios de sustentabilidade, com dados sobre o consumo hídrico (em m³/ha) por saca ou quilo produzido.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!