EUA investiga dumping nas importações de biodiesel

Decisão preliminar sobre o caso sai no próximo dia 8 de maio

Os Estados Unidos anunciaram na última semana que iniciariam uma investigação sobre importações de biodiesel procedente da Argentina e Indonésia com suspeitas de dumping e subsídios ilegais. A Comissão de Comércio Internacional dos Estados Unidos espera ter uma decisão preliminar sobre o caso no próximo dia 8 de maio, decidindo se essas compras externas prejudicaram os produtores norte-americanos.

Derivado do esmagamento da soja, o biodiesel é o principal produto argentino exportado aos Estados Unidos, tendo gerado nada menos que US$ 1,240 bilhão ao país vizinho no ano passado. O resultado representou 2,1% do total das exportações argentinas em 2016.

Há cerca de 25 dias, a Junta Nacional de Biodiesel dos Estados Unidos pediu ao governo de Donald Trump que inicie a investigação sobre as importações do biocombustível da Argentina. Os norte-americanos afirmam que as operações violaram leis “ao inundar o mercado com biodiesel subsidiado e com preços menores os custos de produção ”.

Gustavo López, diretor da consultoria AgriTrend de Buenos Aires, pensa que talvez a questão seja resolvida durante a visita do presidente Maurício Macri ao presidente Trump, programada para o próximo dia 27 de abril. “É conveniente a todos ter um bom nível de exportações de biodiesel para sustentar os preços da soja ”, disse López.

Fonte: Agrolink

Sobre o autor Redação Conexão Safra O crédito coletivo Redação Conexão Safra identifica a equipe de jornalistas, editores e profissionais que produz diariamente o conteúdo da plataforma com rigor, responsabilidade e ética. Com experiência e curadoria cuidadosa, o time entrega informações relevantes sobre o agro no Espírito Santo, no Brasil e no mundo, fortalecendo a Conexão Safra como referência e elo entre produtores, pesquisadores, investidores e formuladores de políticas. Ver mais conteúdos