Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Importação e custo de produção
Morango importado abaixo do custo de produção ameaça renda de produtores no ES

Secador a gás
Produtor do norte capixaba aposta em secador a gás para melhorar a qualidade da pimenta-do-reino
Técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apresentarão, para representantes do governo boliviano, as ações do Brasil na execução de políticas públicas de apoio à produção e comercialização agrícola. A ação começa hoje e segue até sexta-feira (11), na cidade de La Paz.
A ideia é capacitar representantes daquele país sobre as principais ferramentas para elaboração das políticas agrícolas brasileiras, como os levantamentos de dados agrícolas, com destaque aos mecanismos de elaboração do custo de produção e as análises de mercado.
Durante a viagem, os técnicos também farão um diagnóstico das necessidades bolivianas para verificar as possibilidades de ação. A partir deste mapeamento, serão elaborados cursos para capacitação futura dos agentes com o objetivo de fortalecer o setor agrícola do país.
Os bolivianos também mostraram interesse em outro importante instrumento utilizado pelo governo brasileiro para impulsionar a agricultura e regularizar o abastecimento alimentar no país: a Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM). Por meio dessa política, a Conab consegue garantir uma remuneração mínima aos produtores quando os preços de mercado estão muito baixos, e regular o abastecimento quando há expressivas altas nos valores nos mercados.
No mês passado, outro representante da Companhia já havia feito uma primeira demonstração das ações da empresa voltadas para a agricultura familiar, também prevista nas ações de capacitação. A troca de experiências faz parte de um acordo de cooperação técnica firmado entre os dois países.
fonte: CONAB





