Projetos do Ifes

Doce de Leite Veneza e Cachaça Norte Capixaba podem virar IGs

Os projetos buscam reconhecer e certificar a singularidade desses produtos, destacando a importância cultural e econômica que representam

*Foto: Divulgação Nater Coop

No próximo dia 13 de março, a partir das 16h, a Agência de Inovação do Ifes (Agifes) e a Inova SP promovem um evento on-line para apresentar os resultados dos projetos do Eixo I vinculados ao diagnóstico sobre o potencial de Indicação Geográfica de alguns produtos de Norte ao Sul do Brasil. Entre os 15 projetos, destaca-se a iniciativa do Ifes com o “Diagnóstico IG – Doce de Leite Veneza” e “Cachaça Norte Capixaba”. Os projetos buscam reconhecer e certificar a singularidade desses produtos, destacando a importância cultural e econômica que representam para o Espírito Santo.

As apresentações serão transmitidas ao vivo pelo canal da Agifes no YouTube. Podem participar coordenadores, estudantes, colaboradores externos, cooperativas, associações e comunidade em geral. Haverá certificado de participação.

Os 15 projetos foram contemplados no Edital nº 03/2022, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC). O edital selecionou projetos voltados ao desenvolvimento de Indicações Geográficas (IGs), associados ao ensino, à pesquisa e à extensão, relacionados às instituições da Rede Federal. As informações são do site da Agifes.

A obtenção de uma Indicação Geográfica não apenas valoriza os produtos, mas também fortalece as comunidades e impulsiona o desenvolvimento regional.

O Doce de Leite da Veneza tem um uma receita de mais 50 anos de sucesso. O produto leva o nome da antiga cooperativa, fundada em 1953, em Nova Venécia, e que foi incorporada em 2019 pela Nater Coop. Além de não possuir amido, o doce não tem gordura vegetal.

Confira cronograma de apresentações!

Sobre o autor Leandro Fidelis Formado em Comunicação Social desde 2004, Leandro Fidelis é um jornalista com forte especialização no agronegócio, no cooperativismo e na cobertura aprofundada do interior capixaba. Sua trajetória é marcada pela excelência e reconhecimento, acumulando mais de 25 prêmios de jornalismo, incluindo a conquista inédita do IFAJ Star Prize 2025 para um jornalista agro brasileiro. Com experiência versátil, ele construiu sua carreira atuando em diferentes plataformas, como redações tradicionais, rádio, além de desempenhar funções estratégicas em assessoria de imprensa e projetos de comunicação pública e institucional. Ver mais conteúdos