Profissionais ligados à produção de café são homenageados
por Redação Conexão Safra
em 30/10/2018 às 0h00
3 min de leitura

Nesta terça-feira (30), a Assembleia Legislativa (Ales) promove sessão solene em homenagem à cadeia produtiva do café, às 19 horas, no Plenário Dirceu Cardoso. Servidores do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técncia e Extensão Rural (Incaper) estão entre os homenageados. O evento foi solicitado pela deputada Luzia Toledo (MDB) e será transmitido ao vivo pela TV Assembleia.
A partir das 15 horas, haverá uma exposição de sementes de café feita pelo Incaper. Também será feita uma degustação de café arábica e conilon. Ambos em frente ao Plenário Dirceu Cardoso. A Diretora-presidente do Incaper, Nara Sthefania Tedesco, lembrou que este é um ato de valorizar o serviço público. “Nós temos quase 62 anos de uma trajetória brilhante quando se fala em cafeicultura. Ninguém faz nada sozinho e os servidores, ao longo de sua história, fizeram um trabalho excelente em equipe. Um trabalho mensurável e que fez o café capixaba ganhar qualidade e produtividade, que são fundamentais neste mundo cada vez mais globalizado em que vivemos e na qualidade de vida das famílias rurais ”.
Durante a solenidade será entregue a Comenda do Mérito Dário Martinelli, que foi criada neste ano pela Resolução 5.291/2018para homenagear os profissionais envolvidos no processo de cultivo e industrialização do café. Três servidores do Incaper serão homenageados: Abraão Carlos Verdin Filho, Fabiano Tristão Alixandre eRomário Gava Ferrão.
O Espírito Santo, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), é o segundo maior produtor de café do Brasil. A entidade aponta que, até o final de 2018, serão produzidas 8,8 milhões de sacas de café conilon e 4,6 milhões de café arábica.
Verdin, Romário e Fabiano serão homenageados pelos trabalhos desenvolvidos em prol da cafeicultura capixaba. (*Montagem de fotos Divulgação)
Mais Conexão Safra
Dário Martinelli
Martinelli foi considerado o “pai do conilon ” no Espírito Santo, em função de esforços feitos para superar a crise gerada, em São Gabriel da Palha, pelo Programa de Erradicação do Café do Governo Federal na década de 60. Ele nasceu em Santa Teresa, em 1933, e começou sua trajetória política no final da década de 1960 como vereador em São Gabriel da Palha. Exerceu o cargo de prefeito do município por dois mandatos. Foi também deputado estadual. Faleceu em setembro de 2015. (*Fonte: AssCom Incaper)
Lista de homenageados
- Adauto Orletti
- Antônio Joaquim de Souza Neto
- Athayde Armani
- Bento Venturim
- Carlos André Santos de Oliveira
- Carlos Renato Alvarenga Theodoro
- Abraão Carlos Verdin Filho
- Deneval Miranda Vieira
- Deputado Federal Evair Vieira de Melo
- Egídio Malanquini
- Ernesto Moreira Pachito
- Fabiano Tristão Alixandre
- Familiares de Dário Martinelli
- Flavio Protásio
- Frederico de Almeida Daher
- Gérson Camata
- Governador Paulo Cesar Hartung
- Jair Coser
- Jônice Tristão
- Jorge Luiz Nicchio
- José Cláudio Carvalho
- Júlio da Silva Rocha Júnior
- Marcos Moulin Teixeira
- Pedro Carnielli
- Pedro Scarpi Melhorim
- Romário Gava Ferrão
- Ronald Mansur
- Ruy Dias de Souza
- Sélia Martinelli (viúvadeDário Martinelli)
- Wanderlino Medeiros Bastos