Geral

Visita à Fazenda Experimental do Incaper traz debates sobre o Conilon

Visita à Fazenda Experimental do Incaper em Marilândia...

por Redação Conexão Safra

em 11/07/2016 às 0h00

2 min de leitura

Cerca de 50 agricultores familiares, lideranças sindicais e religiosas e estudantes do ensino médio (técnico em agropecuária) dos municípios São Gabriel da Palha e Vila Valério visitaram a Fazenda Experimental do Incaper, localizada em Marilândia. O objetivo foi conhecer e debater pesquisas realizadas e concluídas so-bre café conilon voltadas à agricultura familiar. O foco das demonstrações foi para a primeira variedade melhorada de café conilon de propagação por sementes para o Estado do Espírito Santo, o EMCAPER 8151 &ndash, Robusta Tropical.

Dentre os participantes estavam alunos do 4° ano do ensino médio da Escola Famí-lia Agrícola do Córrego Bley, do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (MEPES), assentados da reforma agrária e do crédito fundiário, diretores dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de São Gabriel da Palha e de Vila Valério, técnicos em agropecuária e líderes religiosos de São Gabriel da Palha.

Sob a coordenação dos pesquisadores do Incaper lotados na Fazenda Experimental Paulo Sérgio Volpi e Marcone Comério todos tiveram a oportunidade de refletir e debater a realidade do café conilon no mundo, no Brasil e, também, em São Gabriel da Palha. Foram socializados os principais resultados do programa de melhoramen-to genético do café conilon do Incaper, variedades e clones de café, poda progra-mada, vergamento e redução da base genética do café conilon.

“Neste ano, completamos seis anos com a execução deste trabalho. A cada ano aumenta o número de pessoas que se inscrevem para participar ”, disse o engenheiro agrônomo do Incaper, Carlos Lobo Teixeira.

Teixeira acrescentou que o trabalho é realizado por um grupo dedicado à variedade Robusta Tropical de São Gabriel da Palha. No grupo estão representantes do Incaper, dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de São Gabriel da Palha e Vila Valério, da Prefeitura de São Gabriel da Palha, da Escola Família Agrícola do Bley e da Associação dos Pastores Evangélicos de São Gabriel da Palha.

“Os participantes apresentam experiências no cultivo de café conilon, já que esses municípios têm como um dos alicerces da sua economia o cultivo, contando com a comercialização do produto ”, explicou. Ele também destacou a parceria com a Coo-perativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel (Cooabriel), como um dos prota-gonistas da comercialização do conilon.

Fonte: Incaper

Sair da versão mobile