Geral

Visita a agroindústrias de Venda Nova do Imigrante marca excursão técnica sobre cadeias curtas agroalimentares

por Redação Conexão Safra

em 17/08/2017 às 0h00

2 min de leitura

Uma excursão técnica a agroindústrias do município de Venda Nova do Imigrante marcou a discussão sobre cadeias curtas agroalimentares. O evento foi promovido pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), pela Vice-governadoria do Estado e pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), no último dia 11.

Participaram da atividade estudantes do campus do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) de Venda Nova do Imigrante do curso de Ciência e Tecnologia dos Alimentos, extensionistas do Incaper da região Sul do Estado, agricultores e profissionais do setor de agroturismo do município.

Foram visitados quatro empreendimentos da região: Sítio Lorenção, Família Busato, Fazenda Carnielli e Sítio da Família Brioschi. No Sítio Lorenção, pôde ser conhecida a produção de socol e antepastos. Na família Busato, destacou-se a fabricação de cachaça artesanal, melado e açúcar mascavo. Nos Carnielli, destacaram-se os laticínios, como queijos e iogurtes. Já no Sítio da Família Brioschi, os embutidos e queijos foram os destaques.

Ao final da excursão técnica, o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Sérgio Schneider, da área de Sociologia Rural, fez um debate no auditório do CRAS sobre as agroindústrias como exemplos de cadeias curtas agroalimentares. “As agroindústrias vinculadas à atividade do agroturismo são um exemplo muito interessante de desenvolvimento rural e superar os desafios intrínsecos a essas iniciativas são de fundamental importância””, falou o professor.

Fonte: Incaper

Sair da versão mobile