Geral

Verão quase no fim: veja o que o mês de março reserva para o clima do Espírito Santo

por Instituto Climatempo

em 20/02/2022 às 18h19

2 min de leitura

Foto: Pixabay

Março é o último mês do verão e as médias históricas de chuva têm grande redução, em relação à janeiro, sobre o Sudeste e o Centro-Oeste. Mas para a porção norte do Nordeste e do Norte do Brasil, março é um mês de muita chuva e em algumas áreas é o pico da estação chuvosa.

O fenômeno La Niña continuará influenciando o clima no Brasil no próximo mês.  No Sudeste, não há expectativa de formação de outra Zona de Convergência do Atlântico Sul. Mas, com a grande disponibilidade de umidade e de calor sobre o país, as pancadas de chuva vão continuar ocorrendo e muitas podem ser fortes.

Atenção para eventos de chuva volumosa no leste da região, que inclui todo o Espírito Santo, Leste e Grande São Paulo, todo Rio de Janeiro, além das áreas da Zona da Mata mineira e Vale do Rio Doce. Lembrando que todas estas áreas já estão com histórico de solo encharcado devido à chuva volumosa de dezembro até agora.

 

Região Centro-Oeste

 

Março será com sol, calor e pancadas de chuva principalmente à tarde e à noite sobre quase todo o Centro-Oeste. Mas o clima seco e quente ainda vai predominar em MS. O nortão de MT terá chuva volumosa, por causa da influência de áreas de instabilidade que avançam do Norte do Brasil para a região.

 

Região Nordeste

 

Março é um mês de muita chuva sobre o norte do Nordeste, mas este ano a temperatura do Atlântico, na costa norte da região, não estará favorável para a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Assim, vai faltar chuva para o norte da Região, onde estão MA , PI, CE, RN e PB.

 

Região Norte

 

De forma geral, toda a Região continua tendo pancadas de chuva regulares, principalmente à tarde e à noite, e muitas podem ser fortes. A ZCIT vai atuar com mais força sobre o norte da Região Norte neste mês de março. Isto vai fazer com que os estados do AP, RR, o norte do PA e do AM tenham mais chuva do que o normal.

Sair da versão mobile