Mais lidas 🔥

Cafeicultura capixaba
Produtores rompem tradição e mudam realidade do café arábica no noroeste do estado

Agricultura
Setor do cacau: Faes chama atenção para riscos fitossanitários e práticas desleais

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Secador a gás
Produtor do norte capixaba aposta em secador a gás para melhorar a qualidade da pimenta-do-reino

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 30 de janeiro

Em meio às reuniões da 23ª Conferência de Ministros da Agricultura das Américas, realizada na terça-feira (4), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, anunciou avanços significativos para o agronegócio brasileiro. A União Europeia confirmou a retomada do sistema de habilitação por indicação da autoridade sanitária brasileira, o chamado pre-listing, para estabelecimentos exportadores de ovos.
Segundo o ministro, com a revalidação do pre-listing, todos os produtores brasileiros de ovos que cumprirem os requisitos sanitários exigidos estarão aptos a exportar para os países do bloco europeu, sem a necessidade de auditorias individuais.
O pre-listing é um sistema que reconhece a credibilidade do controle sanitário nacional: o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) é quem atesta e indica os estabelecimentos habilitados para exportação, garantindo que atendem às normas internacionais da União Europeia.
Além disso, as autoridades europeias anunciaram a intenção de realizar uma auditoria no sistema brasileiro de pescados em meados de 2026, medida que pode abrir um novo e promissor mercado para o setor pesqueiro nacional.
“Outra boa notícia é a confirmação de auditoria para pescados no começo do ano que vem, que poderá abrir o mercado brasileiro na Europa”, afirmou Fávaro.
O avanço nas negociações é resultado direto das tratativas realizadas no fim de outubro, quando o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa se reuniu em São Paulo com o comissário europeu para Agricultura, Christophe Hansen. Na ocasião, foram discutidos temas estratégicos como a retomada do pre-listing para as carnes de aves, que deve ser oficializada nas próximas semanas, juntamente com o sistema para ovos.
As decisões representam um passo importante para o fortalecimento das exportações brasileiras e o reconhecimento internacional da eficiência do sistema de inspeção sanitária do país.





