Trabalho de parlamentares garante inclusão do ES em “pacote” contra seca

“ A reação imediata à ausência do Espírito Santo no “pacote ” de Medidas Emergenciais Contra a Seca, anunciado na semana passada pelo Governo Federal, deu resultado. Nessa quarta-feira (04), os senadores Ricardo Ferraço e Magno Malta e o deputado Federal Evair de Melo foram recebidos pelo presidente da república, que orientou a inclusão do […]

A reação imediata à ausência do Espírito Santo no “pacote ” de Medidas Emergenciais Contra a Seca, anunciado na semana passada pelo Governo Federal, deu resultado. Nessa quarta-feira (04), os senadores Ricardo Ferraço e Magno Malta e o deputado Federal Evair de Melo foram recebidos pelo presidente da república, que orientou a inclusão do Espírito Santo.


“A seca e a consequente quebra de produção geraram muitos prejuízos a um grupo significativo de famílias e à economia capixaba. Quando percebemos os investimentos do Governo para amenizar os impactos da seca em outras regiões reagimos imediatamente. O Espírito Santo agora também receberá investimentos ”, destaca o deputado Evair de Melo.


“”Nossos agricultores já estão sofrendo com a seca histórica há três anos. Conseguimos reparar essa injustiça e assegurar a inclusão do Estado no programa do governo””, ressaltou o senador Ricardo Ferraço.

“Recebi com muito prazer os senadores Magno Malta e Ricardo Ferraço e o deputado Evair, que me expuseram a angustia que passa o Estado. Imediatamente liguei para o ministro Helder Barbalho para que incluísse o Espírito Santo em todos os planos de combate a seca, principalmente para atender as áreas mais afetadas ”, destacou o presidente Michel Temer.


Com atuação dos ministérios da Integração Nacional (MI) e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) haverá condições para a construção de pequenas barragens em propriedades rurais, de barragens maiores para uso coletivo e reservação de água, micro açudes e para a instalação de cisternas. O total de recursos será definido após o direcionamento da bancada capixaba. Por intermédio do MDS serão R$ 15 milhões.


Entenda o caso


Na última semana, o Governo Federal anunciou R$ 755 milhões de investimentos em Medidas Emergenciais Contra a Seca em 15 Estados, mas deixou de fora o Espírito Santo. Imediatamente essa a ausência repercutiu asperamente nos parlamentares e no setor produtivo agropecuário capixaba.


Desde então, diversos movimentos consolidados buscaram a inclusão do Espírito Santo na ajuda do Governo Federal. A aproximadamente três anos, os produtores rurais capixabas sofrem com a longa estiagem, que causou até desabastecimento de água para consumo humano.

Sobre o autor Redação Conexão Safra O crédito coletivo Redação Conexão Safra identifica a equipe de jornalistas, editores e profissionais que produz diariamente o conteúdo da plataforma com rigor, responsabilidade e ética. Com experiência e curadoria cuidadosa, o time entrega informações relevantes sobre o agro no Espírito Santo, no Brasil e no mundo, fortalecendo a Conexão Safra como referência e elo entre produtores, pesquisadores, investidores e formuladores de políticas. Ver mais conteúdos