O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) realizou, nesta quinta (31) e sexta-feira (1º), em Jaguaré, treinamentos sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR) para técnicos dos sindicatos rurais de Marilândia, Colatina, São Mateus, Pedro Canário, Rio Bananal, Conceição da Barra e São Gabriel da Palha. Consultores e estudantes também participaram do encontro.
A capacitação foi ministrada pelo engenheiro agrônomo do Idaf, Leonardo Thomaz Diniz, para 15 participantes, que deverão apoiar os produtores de sua região na elaboração do CAR. Os técnicos receberam orientações quanto à legislação que discorre sobre a exigência do documento e também tiveram a oportunidade de executar efetivamente o cadastro por meio do Sistema Integrado de Monitoramento e Licenciamento Ambiental (Simlam).
Segundo Leonardo, com a atuação conjunta do Idaf com os sindicatos, por meio da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Espírito Santo (Faes), mais de 2.300 produtores rurais deverão ser beneficiados.
Cadastro Ambiental Rural
O CAR é uma exigência do novo Código Florestal, obrigatório para todos os imóveis rurais, sendo pré-requisito para a emissão de licenciamento ambiental, venda ou transferência da propriedade e outras atividades ou autorizações. Mais de 130 mil propriedades deverão ser cadastradas em todo o Espírito Santo, com prazo até maio de 2016.
Sobre o autor
Redação Conexão Safra
O crédito coletivo Redação Conexão Safra identifica a equipe de jornalistas, editores e profissionais que produz diariamente o conteúdo da plataforma com rigor, responsabilidade e ética. Com experiência e curadoria cuidadosa, o time entrega informações relevantes sobre o agro no Espírito Santo, no Brasil e no mundo, fortalecendo a Conexão Safra como referência e elo entre produtores, pesquisadores, investidores e formuladores de políticas.
Ver mais conteúdos