Mais lidas 🔥

Comunidade, cultura e origens
Conexão Caparaó celebra famílias pioneiras com o tema "Nossas Origens"

Após derrubada de vetos
Nova Lei de Licenciamento Ambiental aumenta responsabilidade do produtor rural

Regularização fundiária
Projeto visa a auxiliar agricultor familiar a regularizar terra

Cotações
Café, boi e hortifruti: confira as cotações do dia 9 de dezembro

Incompatibilidade cavalo/copa
Produtores capixabas recorrem à subenxertia para salvar pomares de laranja

O Tribunal de Contas da União (TCU) entregou, na terça-feira (9), o Selo Ouro do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP) 2025 ao Banco do Nordeste (BNB), pela qualidade de seu portal de livre acesso da sociedade às informações da instituição.
O presidente do banco, Wanger de Alencar Rocha, recebeu o Selo na sede do TCU, no Distrito Federal, durante a divulgação do resultado das organizações federais no ciclo 2025, com a participação do ministro e presidente do Tribunal, Vital do Rêgo, o relator do PNTP, ministro Antônio Anastasia, e o representante da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Antônio Joaquim.
“Estamos muito felizes com essa premiação tão importante do TCU, pois isso demonstra o compromisso do Banco, sua responsabilidade social e toda essa entrega que foi feita pra sociedade”, afirmou Wanger Rocha.
Os selos Diamante, Ouro e Prata são concedidos às organizações federais que tiveram seu portal de transparência pública premiado nessas categorias. Ao todo, 52 estatais foram verificados, mais de 10 mil portais, que passaram por 176 critérios e 512 itens de verificação.
De acordo com o ministro e presidente do TCU, Vital do Rêgo Filho, a transparência fortalece a confiança entre o cidadão e o Estado, permitindo que todos tenham acesso às informações necessárias. “Em todas as etapas das políticas públicas, quando a administração pública age de forma aberta, ela promove não apenas o controle social, mas também a eficiência, pois decisões podem ser monitoradas, avaliadas e aprimoradas continuadamente”, declarou.
O PNTP estimula a divulgação de critérios de transparência nacionais e uniformes, alinhados com a legislação específica, para que sirvam de subsídio para os controles internos, externo e social e promove uma avaliação periódica do atendimento desses critérios por meio de ações coordenadas, envolvendo os controles interno das unidades gestoras e o externo, exercido pelos Tribunais de Contas.
A cerimônia de premiação também contou com a presença do diretor de Controle e Risco do BNB, Leonardo Victor Dantas da Cruz.




