Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

Nesta sexta-feira (6), às 13h30, será dado um passo importante para iniciar a colheita da uva, prevista para dezembro: a primeira poda de produção da lavoura. O “Dia de Campo Sobre a Cultura da Uva” contará com a presença do especialista de Santa Teresa, Devanir Ziviani e acontecerá no Sítio Araponga, de propriedade do Geovani Rigoni, em São Judas Tadeu. O uso da máscara é indispensável.
Além de iniciar o processo de poda do parreiral, Ziviani, que tem 20 anos de experiência com a cultura e cultiva em 12 hectares uvas da espécie Niágara Rosada, Bordô e Isabel Precoce, abordará outros assuntos voltados aos tratos culturais como o controle de pragas e doenças, adubação, irrigação e o manejo da videira.
O secretário Municipal de Agricultura de Linhares, Franco Fiorot, destacou que, no Polo Alto São Rafael, a expectativa é chegar ao terceiro ano de produção colhendo 18 toneladas de uva nas mil plantas distribuídas entre os três produtores participantes do Programa Municipal de Fruticultura.
“O Município vem realizando diversas capacitações técnicas voltadas a qualificação dos produtores, dos cinco polos instituídos pelo programa municipal, até mesmo antes de terem sido plantadas as primeiras mudas, além dos encaminhamentos de mercado para fomentarmos a comercialização das frutas, a exemplo do cajá manga anão, que já produz frutos, e conquistou o mercado”, disse Fiorot.




