Serviço de Inspeção Municipal conta com equipe técnica capacitada para atender produtores rurais
Uma das metas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural é atender as demandas dos produtores rurais de Alegre e contribuir para a melhoria na qualidade da produção agrícola local
por Redação Conexão Safra
em 25/04/2017 às 0h00
4 min de leitura
“
Uma das metas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural é atender as demandas dos produtores rurais de Alegre e contribuir para a melhoria na qualidade da produção agrícola local, fortalecendo a agricultura familiar e a geração de renda por meio da inclusão dos agricultores nas políticas de desenvolvimento rural.
Para isso, a Secretaria conta com profissionais que proveem uma assistência mais presente aos produtores.
Os profissionais do corpo técnico atuam de forma conjunta para construir planos de trabalho junto aos produtores rurais. Hoje, o médico veterinário do município, Dr. Jean Gualberto, trabalha diretamente nos diagnósticos de gestação em pecuária de leite e auxilia, prioritariamente, na fiscalização do Serviço de Inspeção Municipal, o SIM.
Outro profissional que contribui muito para a construção dos projetos para o produtor rural é a Economista Doméstica que atua na secretaria. A profissional, Alessandra Vasconcelos, atua na orientação para regularizar as agroindústrias familiares rurais, registrando os empreendimentos rurais nos órgãos competentes. Trabalha desde a adequação dos projetos até os canais de comercialização, orientando o produtor em toda cadeia produtiva, visando sempre a segurança alimentar e a melhoria da qualidade de vida dos produtores rurais, além de ser responsável pelo Serviço de Inspeção Municipal do município.
O que é o SIM?
Serviço de Inspeção Municipal – SIM
É a inspeção higiênico-sanitária da produção de alimentos de origem animal, desde o abate até a industrialização. É realizada por médico veterinário e auxiliada por técnicos especializados. O SIM vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural é responsável pela fiscalização dos estabelecimentos que comercializam apenas dentro do município de Alegre.
O Serviço de Inspeção Municipal controla a qualidade dos produtos de origem animal, como embutidos cárneos, queijo, ovos, mel e doces, monitorando e inspecionando a sanidade do rebanho, o local e a higiene da industrialização, certificando com selo de garantia todos estes produtos. Ao mesmo tempo, incentiva as pequenas empresas e empreendedores a saírem da clandestinidade, transformando-os em empresários da área urbana e rural, oferecendo aos consumidores alimentos com qualidade e segurança garantida.
Qual a importância do consumo de alimentos inspecionados?
Para garantir que o alimento forneça os nutrientes necessários e evite problemas à saúde humana, ele deve estar em boas condições de consumo. Para isso, são necessários cuidados na produção, elaboração, armazenamento e distribuição, pois em qualquer fase pode ocorrer contaminação dos alimentos por microrganismos, toxinas, parasitas, substancias químicas e outros agentes nocivos à saúde, que podem provocar doenças.
Toda indústria de produtos de origem animal deve ser registrada no órgão competente para poder funcionar no País. A fiscalização desses locais é baseada em normas, padrões de higiene e leis, que visam eliminar ou minimizar os riscos de contaminação durante a industrialização e manipulação desses alimentos.
Não adquira produtos sem o carimbo do SERVIÇO DE INSPEÇÃO.
Compete ao Serviço de Inspeção Municipal somente a inspeção e fiscalização de produtos de origem animal que forem comercializados dentro do município de Alegre.
Mais Conexão Safra
O registro (formalização) dos empreendimentos que produzem produtos de origem vegetal é de competência da Vigilância Sanitária do município, no entanto a economista doméstica da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural orienta os produtores rurais que possuem estabelecimentos ou que desejam iniciar esta atividade para que os mesmos possam formalizar a sua agroindústria e assim se inserir no mercado de forma competitiva e melhorar a renda das famílias do campo.
“