pube
Geral

Senar-ES leva conhecimento sobre empreendedorismo para produtoras

por Assessoria de Comunicação Faes

em 25/06/2024 às 5h00

4 min de leitura

Senar-ES leva conhecimento sobre empreendedorismo para produtoras

Com o foco de capacitar e agregar valor ao trabalho feminino no meio rural, o programa Mulheres em Campo, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar-ES), transforma vidas por meio do crescimento pessoal e profissional de produtoras rurais.

Elas são 45% dos participantes da Formação Profissional Rural (FPR) e das atividades de Promoção Social do Senar-ES. Quando o foco são as turmas de Promoção Social,  84% do público é formado pela participação feminina. Ou seja, ações relacionadas à melhora da qualidade de vida, como alimentação, educação, saúde e cultura, são em sua maioria, realizadas por mulheres.

De acordo com a coordenadora da FPR, Tiara Ceruti, a metodologia criada para o Mulheres em Campo visa fomentar as competências de gestão nas mulheres rurais. “O foco é transformar essas atividades que elas já executam, em negócios, em possibilidade de empreendedorismo e de renda também, para potencializar a lucratividade de suas famílias”, ressalta.

Dentre as histórias envoltas pelo Mulheres em Campo, muitas delas são de produtoras que já vendem seus produtos, mas sem a estratégia ideal para o seu negócio. Com a parceria da Prefeitura Municipal de Cariacica, uma turma foi formada em Cachoeirinha, onde a aluna Edivânia Barcelos é uma delas.

pube

Com seus 22 anos, a empreendedora rural passou a aprimorar seus dotes culinários com cursos do Senar-ES, mas sentia dificuldade na hora de comercializar. “Eu comecei a participar de alguns cursos e me identifiquei nessa área. Então passei a botar em prática e fazer biscoitos, bolos… Mas eu não sabia colocar o valor correto naqueles produtos. Não sabia se o valor que eu estava colocando estaria adequado para vender. Por isso, participei desse curso: para agregar valor ao meu produto”, relata.

As participantes ampliam conhecimentos e aprendem sobre planejamento, custos de produção, indicadores de viabilidade e comercialização e desenvolvimento pessoal. É de extrema necessidade profissionalizar o campo, segundo a instrutora do Senar-ES responsável pelas turmas do Mulheres em Campo, Cecília Bettero.

“Temos uma metodologia estruturada para estimular o empreendedorismo especialmente para a mulher do campo. São encontros que vão agregando conteúdo, desde a identificação de uma oportunidade de negócio, até a exploração dessa oportunidade. O curso passa pelo planejamento de produção, a elaboração do processo produtivo em si, além da precificação para venda”, explica. As atividades finalizam com uma mini feira, entre elas, com produtos que foram identificados e trabalhados no curso.

Para além do crescimento profissional, as produtoras rurais que participam do Mulheres em Campo ganham algo ainda mais especial: a união e o apoio de umas com as outras. “Nós temos recebido relatos de mulheres que permanecem unidas, de associações que são criadas entre elas, de vínculos que foram criados e não se rompem mais. A partir do momento que elas se enxergam como protagonistas, como colaboradoras deste trabalho, que elas já têm potencial de executar, essa união permanece”, declara Tiara.

Para participar é necessário que a produtora rural tenha escolaridade mínima até o 5º ano (antiga 4ª série). As interessadas no Mulheres em Campo devem procurar o Sindicato Rural mais próximo e fazer a solicitação, ou entrar em contato pelo telefone (27) 3185-9236.

O Sistema Faes / Senar-ES/ Sindicatos Rurais seguem fazendo com que atividades como essa cheguem ao máximo de mulheres rurais possíveis. Levando atendimento e capacitação profissional a todos do campo.

Confira a reportagem completa do Negócio Rural:

 

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!