Mais lidas 🔥

Pesca artesanal
Pesca com traineiras é proibida no ES após aprovação de lei

Economia e sustentabilidade
Economia circular: pesquisa transforma resíduos de inhame e gengibre em papel e bioplástico

Periquito-da-praia
A vovó tinha razão! Estudo confirma potencial anti-inflamatório de planta da medicina popular

Modelos climáticos
La Niña deve perder força nos próximos meses e terminar no fim do verão

Mercado de café
Exportações de café caem em volume, mas receita cresce na safra 2025/26

A Secretaria da Fazenda (Sefaz), por meio da Subgerência de Educação Fiscal (Suefi), realizou, na quinta-feira (11) e na sexta-feira (12), ações de orientação voltadas a produtores rurais capixabas, com foco na divulgação e no uso do aplicativo Nota Fiscal Fácil (NFF). A iniciativa teve como objetivo ampliar o conhecimento sobre a ferramenta, que simplifica a emissão de documentos fiscais eletrônicos diretamente pelo celular.
Na quinta-feira (11), a equipe da Sefaz esteve em um centro de distribuição, em Santa Maria de Jetibá, reunindo cerca de 140 produtores rurais da região, além de empresas compradoras da produção agrícola local. Já na sexta-feira, a ação ocorreu em uma distribuidora em Viana, com a participação de aproximadamente 100 produtores rurais e empresas parceiras. As empresas envolvidas nos encontros negociam cerca de 70% da produção agrícola da Região Metropolitana e em outros polos regionais do Estado.
Durante os eventos, o auditor fiscal César Milagres ministrou palestras explicativas sobre a utilização do aplicativo NFF, apresentando o passo a passo para a emissão das notas fiscais, além de demonstrar situações práticas do dia a dia dos produtores rurais. As atividades também abriram espaço para esclarecimento de dúvidas e troca de experiências entre os participantes.
Para César Milagres, a aproximação com os produtores é fundamental para ampliar o uso da ferramenta e fortalecer a educação fiscal. “Levar a Nota Fiscal Fácil diretamente aos produtores rurais, em espaços onde a atividade acontece, facilita o entendimento e a adesão à ferramenta. Nosso objetivo é mostrar, na prática, como o aplicativo simplifica a rotina do produtor e contribui para a regularidade fiscal e o fortalecimento da cadeia produtiva”, destacou o auditor fiscal.




