pube
Geral

Seca: 188 produtores rurais têm apoio para armazenar água

por Redação Conexão Safra

em 20/10/2015 às 0h00

2 min de leitura

pube

A ação é parte de projeto do Fórum Municipal das Águas


A prefeitura de Cachoeiro deu início aos trabalhos para construção de caixas secas e pequenas barragens em 188 propriedades rurais do município. O objetivo é possibilitar a captação e o armazenamento de água da chuva, para amenizar efeitos da estiagem no campo.

A ação é parte de projeto do Fórum Municipal das Águas. Os reservatórios serão feitos, preferencialmente, na parte superior das nascentes, como forma de facilitar o reabastecimento dos mananciais e diminuir o escoamento superficial.

Nessa primeira fase do trabalho, uma equipe formada por estudantes da Escola Família Agrícola aplica um questionário entre os produtores, para retratar a situação do abastecimento de água nas propriedades. Outra equipe, formada por servidores municipais e estaduais, faz avaliação técnica que vai indicar o melhor ponto para a intervenção e que será marcado com GPS.

Os dados serão encaminhados ao Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) para que seja viabilizado o licenciamento ambiental. Em seguida, a prefeitura vai enviar às propriedades cadastradas as máquinas para fazer as caixas e barragens, por meio do projeto Hora/Máquina.

“Com isso, é possível ajudar a natureza a manter as águas de chuva por um período maior nas propriedades e minimizar os impactos para a economia rural, que está sofrendo com a estiagem prolongada desde 2014 ”, avalia o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, José Arcanjo Nunes.

Caminhão-pipa abastece propriedades

Outra frente de apoio da prefeitura aos produtores de Cachoeiro no período de estiagem é o abastecimento nas áreas mais afetadas por meio de caminhões-pipa. De acordo com a Defesa Civil Municipal, são feitas até quatro viagens para atendimento aos agricultores. A água é usada para consumo de animais e nas plantações.

pube