Desenvolvimento

Seag participa do Mapa Conecta Brasil 2025

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), participou do Mapa Conecta Brasil 2025, que reuniu representantes de órgãos públicos, startups, investidores, pesquisadores e empresas do setor agropecuário. Realizado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o evento celebra o pré-lançamento da plataforma Mapa Conecta, iniciativa que integrará […]

Foto: Divulgação/Seag

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), participou do Mapa Conecta Brasil 2025, que reuniu representantes de órgãos públicos, startups, investidores, pesquisadores e empresas do setor agropecuário.

Realizado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o evento celebra o pré-lançamento da plataforma Mapa Conecta, iniciativa que integrará informações sobre o ecossistema de inovação do agro em todo o país. O objetivo é fortalecer a conectividade entre ecossistemas estaduais e nacionais, promovendo a troca de experiências e o desenvolvimento de novas tecnologias para o campo.

Durante o encontro, foi formalizado simbolicamente o Comitê Gestor do Ecossistema de Inovação do Agro Capixaba, marco que consolida a integração entre governo, setor produtivo, universidades, cooperativas e instituições de pesquisa. O comitê atuará de forma estratégica no mapeamento do ambiente de inovação, no monitoramento de iniciativas e na identificação de invenções rurais em todo o Estado.

Representando a Seag, o gerente de Planejamento Rural, Guilhermo Modenese Recla, destacou a relevância da iniciativa para o fortalecimento do setor no Espírito Santo.

“A participação do Espírito Santo neste evento reforça nosso compromisso com a inovação e o desenvolvimento do agro capixaba. A formalização do Comitê Gestor representa um passo estratégico para integrar governo, produtores, cooperativas, universidades e instituições de pesquisa, fortalecendo nossa capacidade de gerar soluções tecnológicas e expandir a competitividade do nosso agronegócio”, afirmou Recla.

O programa do Ecossistema de Inovação Capixaba foi construído e validado com o apoio da Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI), garantindo sinergia entre governo, academia e sociedade, priorizando as melhores propostas e fortalecendo a competitividade do agro capixaba.

A participação do Espírito Santo no Mapa Conecta simboliza um passo importante para que as experiências e resultados do Estado sejam incorporados à plataforma nacional, contribuindo para o fortalecimento de uma rede de inovação e conhecimento em todo o país.