Mais lidas 🔥

Clima e planejamento agrícola
Onde vai faltar chuva e onde pode chover demais no Brasil até março de 2026

Tempo severo
Espírito Santo tem 45 cidades em alerta máximo para chuvas fortes; veja a lista

#TBTconexãosafra
Na terra da pecuária, o café se torna rei

Comércio internacional
O que muda para o café brasileiro com o acordo entre Mercosul e União Europeia

La Niña está acabando? O que mostram os sinais ocultos no Pacífico para 2026

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) está com matrículas abertas para 243 cursos gratuitos na plataforma Senar Play.
Os cursos têm carga horária de 2 a 50 horas de duração e atendem diversas cadeias produtivas, oferecendo conteúdos desde atendimento ao cliente até a comercialização da produção.
Para participar, é necessário ter idade igual ou superior a 14 anos, dependendo da capacitação escolhida. Os cursos do Senar Play têm material de apoio como apostilas em PDF, atividades interativas, entre outros.
Após realizar o curso e responder a uma pesquisa de satisfação, o participante recebe um certificado de conclusão.
Alguns cursos podem ser realizados pelo WhatsApp e estão disponíveis via aplicativo, que pode ser baixado gratuitamente em smartphones com acesso à internet.
Além das capacitações, o Senar Play também disponibiliza tours 360º, séries, cartilhas, podcasts e vídeos, o que possibilita uma imersão em atividades específicas.
Novidade – Esse ano, o Senar lançou uma nova cartilha ‘Sericicultura: produção de bicho-da-seda’. A cartilha apresenta orientações práticas sobre a criação do bicho-da-seda, desde o cultivo da amoreira até a produção e comercialização dos casulos.
O material reúne informações sobre manejo, instalações, cuidados com a sanidade e boas práticas, sendo um guia útil para produtores rurais e interessados na atividade.
Para se inscrever nos cursos e acessar todo o material disponível no Senar Play.




