Projeto visa a acelerar a transição energética no Brasil
Ideias apoia o Programa Paten, que propõe ampliar o uso de energias renováveis e financiar projetos de sustentabilidade
por Assessoria de Imprensa
em 15/10/2024 às 5h00
2 min de leitura
O Projeto de Lei 327/2021, que busca acelerar a transição energética no Brasil, está previsto para ser votado neste mês de outubro na Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado. A proposta cria o Programa de Aceleração da Transição Energética (Paten), que tem como foco o incentivo ao uso de fontes renováveis, como solar, eólica e a geração de energia a partir de resíduos sólidos. O Paten também prevê a criação de um Fundo Verde, gerido pelo BNDES, que garantirá financiamento para projetos sustentáveis.
O Ideias, entidade que atua nas áreas de eficiência energética e gestão de resíduos sólidos, apoia a aprovação do projeto e vê o Paten como uma medida estratégica para impulsionar o desenvolvimento sustentável no país. Para a empresa, a transformação de resíduos em energia limpa, um dos principais pontos do projeto, alinha-se diretamente às suas iniciativas voltadas para soluções ambientais e sociais.
“A transição energética é urgente para o Brasil. O projeto vai permitir transformar resíduos que hoje vão para aterros em energia, algo que já promovemos em nossas ações. A aprovação do PL 327/2021 será um avanço importante para o desenvolvimento sustentável e econômico do país”, afirmou Vitor Romero, diretor do Ideias.
Além de fomentar o uso de fontes de energia renovável, o Paten poderá facilitar o acesso a tecnologias que promovam a gestão adequada de resíduos e a inclusão de empresas e municípios no processo de transição para uma economia mais verde. Para Romero, o projeto não só trará benefícios ao meio ambiente, mas também criará oportunidades de negócios e impacto positivo para as comunidades mais vulneráveis.
Mais Conexão Safra
O Fundo Verde, principal instrumento de financiamento do Paten, é visto como uma chave para viabilizar projetos que contribuam para a geração de energia limpa e redução dos impactos ambientais. Caso seja aprovado, o PL 327/2021 poderá colocar o Brasil na dianteira da transição energética global.
Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!