Projeto de reciclagem de embalagens é destaque em congresso brasileiro
por Redação Conexão Safra
em 30/11/2018 às 0h00
3 min de leitura
A reutilização e reciclagem das embalagens plásticas do leite distribuído nas escolas municipais pelo programa “Leite é Vida ”, implantado em maio deste ano em Itapemirim, foi destaque no 9º Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental, realizado no Salão Nobre da Universidade Metodista de São Paulo.
As embalagens são recolhidas nas escolas diariamente e devolvidas limpas e secas para serem encaminhadas à Associação de Materiais Recicláveis do município e ao Departamento de Educação Ambiental Municipal, onde são utilizadas na produção de mudas frutíferas e nativas com a participação dos alunos, noHorto municipal.
O secretário de Meio Ambiente, Jean Paes da Rosa, que apresentou o projeto no evento, defende que essa é uma importante medida de educação ambiental.
“Nós temos a possibilidade de desenvolver essa sensibilidade na população através, dos alunos da Rede Estadual e Municipal de Ensino. Então, com a nossa proposta, os sacos plásticos retornam às escolas, e ganham outra destinação, que motiva o plantio de mudas e contribui para maior arborização da cidade ”, explica.
O programa “Leite é Vida ” consiste em distribuir leite diariamente à mais de três mil crianças que frequentam as escolas municipais de Itapemirim e é uma parceria das secretarias municipais de Saúde, Agricultura e Educação e Meio Ambiente.
Mais Conexão Safra
(*Foto: Divulgação)
O Programa
O programa “Leite é Vida ” é pioneiro no país, e foi criado para distribuição diária de 01 (um) litro de leite &ndash, tipo pasteurizado &ndash, integral, enriquecido com Ferro Quelado e Vitaminas “A ” e “D ”, para cada criança regularmente matriculada na rede municipal de ensino na faixa etária de seis meses e sete anos de idade. O leite “Cru ” é adquirido dos pequenos produtores leiteiros do município de Itapemirim, que foram previamente cadastrados conforme critérios estabelecidos pela Administração Pública Municipal.
Os pais das crianças matriculadas levaram os alunos nas Unidades de Saúde para fazer acompanhamento nutricional, onde receberam uma Carteira de Acompanhamento Nutricional (CAN). A distribuição do leite começou no dia 10 de maio, data que foi lançado o programa. O projeto é uma forma de combater a desnutrição alimentar da população infantil que frequenta a Rede Municipal de Ensino nas Creches, Educação Infantil, Educação Especial e Ensino Fundamental na faixa etária estabelecida. Todas as escolas da rede pública de Itapemirim são contempladas.
O objetivo deste programa também é combater a evasão escolar, além de beneficiar pequenos produtores rurais de Itapemirim. A formula do leite a ser distribuído tem um concentrado importado, fruto de diversos estudos feitos no Canada e Dinamarca, ou seja, em países de primeiro mundo, o que suplementa significativamente a nutrição das crianças cadastradas. As crianças beneficiadas são encaminhadas trimensalmente para avaliação nutricional sempre para a mesma Unidade Básica de Saúde.
A devolução da embalagem do leite está sendo feita no mesmo local de sua distribuição. Pois o programa é de cunho sustentável, e suas embalagens são 100% recicláveis, o programa “Leite é Vida ” é regulamentado, controlado, fiscalizado e executado pela Secretaria Municipal de Integridade Governamental e Transparência, em seu Departamento específico, com apoio das secretarias municipais de Educação,Saúde,Agricultura e Desenvolvimento Rural,de Meio Ambientee Assistência Social e Cidadania. (*Fonte: AssCom PMI)
Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!