Programa paga produtores rurais de Cachoeiro por reflorestamento

A prefeitura tem incentivado a adesão dos agricultores do município, com reuniões em comunidades do interior

Produtores rurais de Cachoeiro de Itapemirim podem receber recursos do governo do estado para recuperar florestas em parte de suas propriedades. Para isso, precisam participar do programa Reflorestar, por meio do qual é feito o Pagamento de Serviços Ambientais (PSA). A prefeitura tem incentivado a adesão dos agricultores do município, com reuniões em comunidades do interior.

Amanhã (19) e na quinta-feira (21), técnicos das secretarias municipais de Agricultura e Abastecimento (Semag) e de Meio Ambiente (Semma) vão ao distrito de Burarama. Das 08h00 às 13h00, eles estarão na sala do Movimento dos Pequenos Produtores (MPA) para dar orientações sobre o programa e ajudar na realização do cadastro, que pode ser feito pela internet.

Para a inscrição, é preciso apresentar originais e cópias da carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, Certificado de Cadastro do Imóvel Rural (CCIR) e certidões negativas de débitos federal, estadual e municipal.

Cachoeiro já tem 13 produtores inscritos no programa. São Vicente e Gruta são os próximos distritos a serem visitados pelos técnicos. Depois do cadastro, representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) vão até as propriedades e avaliam quanto os produtores receberão pelo reflorestamento.

O objetivo do Reflorestar é ampliar a cobertura florestal do estado, oferecendo oportunidades de renda para os produtores capixabas. Além do PSA, eles podem receber recursos para aquisição de insumos para o plantio florestal de novas áreas. Mais informações estão disponíveis no site www.programareflorestar.com.br, onde é feito o cadastramento.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cachoeiro

Sobre o autor Redação Conexão Safra O crédito coletivo Redação Conexão Safra identifica a equipe de jornalistas, editores e profissionais que produz diariamente o conteúdo da plataforma com rigor, responsabilidade e ética. Com experiência e curadoria cuidadosa, o time entrega informações relevantes sobre o agro no Espírito Santo, no Brasil e no mundo, fortalecendo a Conexão Safra como referência e elo entre produtores, pesquisadores, investidores e formuladores de políticas. Ver mais conteúdos