pube
Geral

Produtores têm apoio para captar e armazenar água da chuva

Mais de 30 pequenas barragens e 56 caixas secas foram escavadas em propriedades...

por Redação Conexão Safra

em 02/03/2016 às 0h00

2 min de leitura

pube

Mais de 30 pequenas barragens e 56 caixas secas foram escavadas em propriedades rurais no distrito de Pacotuba, nos últimos meses, para minimizar os impactos da crise hídrica, que ainda afeta vários produtores de Cachoeiro de Itapemirim.

O serviço é feito pela prefeitura, como parte do projeto de Preservação Permanente de Nascentes e Armazenamento de Água, e está ajudando na captação da água da chuva, que pode ser usada para consumo animal e regar plantações.

A expectativa é que, com o aumento do volume pluviométrico a partir de março, esses reservatórios sejam abastecidos, assim como as nascentes.

Os trabalhos começaram a ser feitos em novembro passado, com máquinas da prefeitura, na região de Banca de Areia. Neste mês, iniciam na localidade de Jabuticabeiras, no mesmo distrito, onde 35 propriedades poderão ser beneficiadas.

Quase 200 produtores cadastrados para receber serviços

O projeto vai oferecer, ao todo, mil horas de serviços com máquinas, a valores até 90% mais baixos dos que os praticados pelo mercado comum, para 188 produtores afetados pelo período de seca. Antes, uma equipe técnica faz visitas às propriedades para identificar locais apropriados para as intervenções.

“Essa ação é fruto da união de forças da prefeitura e de outras instituições com o objetivo de ajudar os produtores no enfrentamento dos problemas causados pela escassez de chuvas ”, ressalta o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, José Arcanjo Nunes.

A iniciativa tem deixado os produtores satisfeitos. Giordani Carrari Porto, 36, lavrador da região de Banca de Areia, é um dos que a aprovam. “Ainda não choveu o suficiente para encher completamente as caixas secas, mas elas ajudam a reabastecer o próprio lençol freático que, hoje, atende a propriedade, evitando que falte água no futuro ”, avalia.

pube