pube
Geral

Produtores rurais recebem mudas de laranja em Guaçuí

Essas mudas são provenientes de viveiros de São Paulo e Espírito Santo e passaram por avaliações fitossanitárias

por Redação Conexão Safra

em 21/10/2013 às 0h00

2 min de leitura

Foram distribuídas para os produtores rurais de Guaçuí 3.750 mudas de laranja das variedades Bahia (Lavelate, Nanelate e Navelina), Pera, Salustiana e Valência, as quais foram anteriormente avaliadas e definidas como as melhores opções para o município, com base nas condições climáticas da região.

A entrega foi realizada pela Secretaria de Estado da Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca (Seag), por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento Alimentar de Guaçuí (Semag) e do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), beneficiando em torno de 20 famílias, com objetivo de implantação de pomares comerciais.

pube

“Com a entrega dessas mudas os produtores podem diversificar suas propriedades, e inserir uma atividade além da cafeicultura, que é predominante na região, e assim, tem a oportunidade de ampliar e distribuir melhor ao longo do ano a renda familiar ”, disse Márcia Varela, engenheira agrônoma, extensionista do Incaper.

Essas mudas são provenientes de viveiros de São Paulo e Espírito Santo e passaram por avaliações fitossanitárias, a fim de evitar que pragas e doenças que acometem plantas em outras regiões do país cheguem aos nossos pomares. Os produtores que receberam as mudas foram previamente cadastrados pela Secretaria de Agricultura e Incaper, de acordo com interesse e disponibilidade de área apta para o plantio e tem o compromisso de fazer o manejo adequado e comercialização das frutas que serão produzidas. “Complementando a questão da diversificação das propriedades e geração de renda, os agricultores familiares poderão contar com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para escoar a produção das laranjas vendendo para a Alimentação Escolar ”, lembrou Marta Carvalho, subgerente de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Agricultura.


Fonte: Prefeitura de Guaçuí


pube