Mais lidas 🔥

Cafeicultura capixaba
Produtores rompem tradição e mudam realidade do café arábica no noroeste do estado

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Secador a gás
Produtor do norte capixaba aposta em secador a gás para melhorar a qualidade da pimenta-do-reino

Operação volante
Transporte irregular de café e pimenta-do-reino vira alvo de operação no Norte capixaba

Chegando em sua sexta edição o Encontrão da Rede da Agricultura Familiar e das Associações de Alegre será realizado no sábado (30). Nesse ano, com o tema “Fé e vida: A Verdadeira Liberta ”, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), é um dos parceiros da Rede da Agricultura Familiar, organizador do evento.
Entre as instituições colaboradoras do evento estão diversas associações de agricultores familiares do município, o Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Alegre (Sitrua), a Universidade Federal do Espírito Santo &ndash, Campus Alegre (Ufes) e o Grupo de Agricultura Ecológica Kapi’xawa.
A reflexão sobre o compromisso e envolvimento de cada agricultor nas organizações sociais foi a motivação para a escolha do tema deste ano. Além de fortalecer um dos pilares da organização social, o Incaper visa fortalecer o associativismo e o espírito cooperativista que contribui para o desenvolvimento da comunidade, troca de informações e aprendizado coletivo dos agricultores.
Segundo a agente de extensão em desenvolvimento rural do escritório de Alegre, Joana Junqueira Carneiro, o objetivo é melhorar o trabalho de todos. “Nossa missão é pela construção de uma sociedade mais justa e com pessoas mais felizes. O encontro vai celebrar principalmente a união dos nossos agricultores e o encerramento das atividades do ano, além de avaliarmos e nos planejarmos para o próximo ano ”, ressaltou.
Joana destaca ainda que a organização é essencial para o acesso a políticas públicas. “A ação fortalece tanto a comercialização com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) quanto a o acesso à terra, o crédito fundiário, habitação rural, além de torná-los mais autônomos em suas decisões e conquistas. Nossa função é em um processo participativo de construção de conhecimento sejamos facilitadores desta evolução para as famílias do meio rural ”.
O dia contará com diversas palestras e trabalho em grupo, todos voltados para evolução do trabalho social e coletivo. Entre os focos do evento estão os avanços, as necessidades e as ações para 2014.
Fonte: Incaper





