pube
Geral

Prêmio vai certificar qualidade do Conilon do Espírito Santo

As inscrições para o prêmio poderão ser realizadas até esta terça-feira, dia 03

por Redação Conexão Safra

em 02/12/2013 às 0h00

3 min de leitura

A melhoria pela qualidade do café capixaba é uma busca constante dos técnicos do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). O Programa de Cafeicultura realiza pesquisas para que o Espírito Santo continue entre os maiores produtores de café do país. Para atestar a qualidade do famoso cafezinho, o Incaper em parceria com a Conilon Brasil realizam o 2º Prêmio Estadual Conilon de Qualidade.

Nesta edição serão avaliadas as categorias Conilon Natural e Conilon Cereja Descascado. As inscrições poderão ser realizadas até esta terça-feira, dia 03. Para participar, os produtores devem entregar amostras de 500 gramas e para cada amostra inscrita o cafeicultor deve ter estocado um lote entre 10 sacas e 320 sacas, que poderão estar armazenadas na própria propriedade, em cooperativas ou associações.

pube

O Incaper participa de todo o processo, desde o desenvolvimento e adaptação de tecnologias até a logística das amostras. De acordo com o coordenador do Programa Estadual de Cafeicultura e pesquisador do Incaper, Romário Gava Ferrão, a campanha para a melhoria é constante. “Nos últimos seis anos os trabalhos foram intensificados e o concurso é uma das ações em busca dessa qualidade ”.

O órgão que trabalha com pesquisa e assistência técnica, também acompanha os cafeicultores. “Identificamos as melhores robustas, além de acompanhar de perto o processo de colheita, secagem, até a finalização do produto. Mostramos que processos com tecnologias práticas e simples resultam, também, em qualidade ”, destacou Ferrão.

Aproximadamente R$ 40 mil serão distribuídos entre os cinco primeiros colocados de cada categoria, entre equipamentos, insumos e premiação em dinheiro. Segundo o degustador da Conilon Brasil, Arthur Fioroti, o concurso visa identificar e premiar os melhores cafés Conilon. “Além de encontrarmos os melhores cafés queremos, também, dar destaque aos produtores, determinar padrões de qualidade e observar as boas práticas agrícolas do projeto Conilon Especial ”, ressaltou.

Os grandes vencedores desse ano serão conhecidos no dia 18 de dezembro, no Palácio Anchieta, em Vitória. Já as amostras podem ser entregues nos escritórios do Incaper presentes nos municípios capixabas, na rede de assistência da Heringer, Syngenta e na Conilon Brasil, em Jaguaré.

A cafeicultura do Conilon é uma das principais atividades em mais de 80% dos municípios capixabas (50 municípios), com uma abrangência grande é esperada a inscrição de, aproximadamente, 400 amostras, somando as duas categorias. Além da premiação, os produtores melhores classificados no concurso terão oportunidade de comercializar os lotes de café no mercado com ágio de 20% no preço.


Fonte: Incaper

pube