Mais lidas 🔥

Cafeicultura capixaba
Produtores rompem tradição e mudam realidade do café arábica no noroeste do estado

Agricultura
Setor do cacau: Faes chama atenção para riscos fitossanitários e práticas desleais

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Secador a gás
Produtor do norte capixaba aposta em secador a gás para melhorar a qualidade da pimenta-do-reino

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 30 de janeiro
“
Ampliação entre 30% e 40% na renda dos produtores rurais, com melhoria da qualidade de vida e incentivo ao empreendedorismo. Esses foram os principais resultados alcançados pelo projeto de reestruturação da feira livre do produtor rural de Guaçuí. As mudanças positivas possibilitaram a conquista do Prêmio Prefeito Empreendedor, na categoria Pequenos Negócios no Campo, pela prefeita Vera Costa. O prêmio, que está na 8ª edição, é realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
A cerimônia de premiação foi realizada na capital Vitória, dia 24 de abril. Dos 21 projetos inscritos na etapa estadual (vindos de 17 municípios capixabas), cinco foram vencedores. A única cidade premiada nas regiões Sul e Caparaó foi Guaçuí, que vai disputar a etapa nacional, cujo resultado será anunciado no dia 03 de junho, em Brasília, no Distrito Federal.
O momento do anúncio da prefeita Vera Costa como vencedora na categoria Pequenos Negócios no Campo foi de muita emoção para a gestora. Ela quase não conteve as lágrimas e lembrou da motivação para a execução do projeto de reestruturação da feira livre da cidade.
“Estou muito emocionada porque sempre vimos a situação crítica dos nossos feirantes e procurávamos alguma forma de minimizar o sofrimento deles. Foi quando tivemos a ajuda do Sebrae para começarmos um movimento de modernização das nossas feiras livres. É um processo longo, mas duradouro. Cremos que conseguiremos melhorar ainda mais o projeto no decorrer do ano. Vai ser uma alegria voltar a Guaçuí com mais uma boa notícia para os feirantes e para todo o nosso povo, porque é por eles que trabalhamos ”, disse emocionada.
Nova feira livre: qualidade de vida para os produtores rurais de Guaçuí
Desde 1983 em funcionamento na cidade, a feira livre do produtor rural necessitava de organização, além de mais apoio por parte da administração municipal aos 36 agricultores participantes e suas famílias.
Por meio do projeto de reestruturação, realizado pela prefeitura de Guaçuí em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura Pecuária, Abastecimento e Pesca (Seag) e apoio do Sebrae-ES, foram adquiridas 36 barracas padronizadas para comercialização da produção rural. O local de funcionamento passou a ser a praça João Acacinho, e não mais o galpão antes alugado pela prefeitura, espaço que já não era ideal. A montagem das barracas fica por conta de servidores municipais e a desmontagem sob responsabilidade dos feirantes.
O dia da feira também mudou: em vez de sábado pela manhã, passou a ser às quartas e sextas-feiras a partir das 17 horas, o que resultou em conforto para os produtores, que não precisam mais acordar de madrugada para transportar os produtos. A mudança também contribuiu para o aumento das vendas, pois a feira está em local, dias e horário de maior circulação de consumidores no centro da cidade.
Fonte: Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Guaçuí.





