Polpas de frutas de Cachoeiro podem ganhar mercado nacional
por Redação Conexão Safra
em 07/03/2016 às 0h00
2 min de leitura
“
Com o apoio técnico da prefeitura, uma agroindústria localizada no distrito de Itaoca acaba de se tornar a primeira do município a conseguir o registro do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). E outras duas estão em vias de obtê-lo.
Além de comprovar a qualidade dos produtos e a adequação às normas de produção e acondicionamento, o selo possibilita a participação do empreendimento em compras governamentais, como as da alimentação escolar e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), e também o fornecimento para supermercados, padarias e lanchonetes de qualquer parte do país.
Segundo o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, José Arcanjo Nunes, a prefeitura trabalha em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural (Incaper) na orientação dos produtores.
“Temos o Serviço de Inspeção Municipal para regularizar os produtos de origem animal. Mas fábricas de bebidas só podem ser registradas pelo Mapa. Nós damos todo o apoio necessário para a realização desse processo, porque isso representa a abertura de novos canais de comercialização, além de novas oportunidades de emprego e renda no campo ”, explica.
Para a proprietária da agroindústria recém-registrada, Marileila de Sá Lessa, a expectativa é que o selo traga melhoria de qualidade de vida para a família. “Até o registro, eu podia vender para o meu vizinho, mas não podia oferecer para um supermercado, por exemplo. Agora, posso vender para qualquer lugar do Brasil. Essa iniciativa abriu novas oportunidades para nós, pequenos agricultores ”, avalia.
“
Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!