Vila Velha

Polícia apreende aves silvestres mantidas ilegalmente em cativeiro

Sete aves silvestres foram apreendidas pela em Vila Velha após denúncias anônimas. Animais estavam em cativeiro sem autorização legal

Foto: divulgação

Policiais do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) apreenderam, nesta semana, sete aves silvestres mantidas ilegalmente em cativeiro no município de Vila Velha, Espírito Santo. A ação ocorreu após o recebimento de denúncias anônimas relatando a presença dos animais em situação irregular.

Durante a fiscalização, a equipe do BPMA confirmou a veracidade da denúncia e encontrou os animais presos em gaiolas, sem a devida autorização do órgão ambiental competente. Foram localizados três trinca-ferros, um coleiro, uma cigarra-verdadeira, um sabiá e um tucano-toco.

Diante da infração, os animais foram apreendidos e encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), onde receberão os cuidados necessários antes de uma possível reintegração à natureza.

A Polícia Ambiental reforça que manter animais silvestres em cativeiro sem licença configura crime ambiental e que denúncias podem ser feitas de forma anônima para colaborar com a proteção da fauna brasileira.