Plataforma digital vai preservar e divulgar a memória do agro
Público em geral vai poder contribuir com o acervo audiovisual, que será o primeiro do setor no Brasil
por Embrapa
em 28/03/2025 às 5h00
4 min de leitura

Foto: Divulgação Canal Rural
Uma iniciativa integrada entre o Canal Rural, a Embrapa, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) vai resultar no primeiro acervo audiovisual da agropecuária brasileira. O projeto Memórias do Brasil Rural, apresentado na última terça-feira (25), na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA), em Brasília, tem como objetivo resgatar a evolução desse segmento nas últimas cinco décadas a partir de depoimentos, fotos e vídeos que retratam momentos marcantes da trajetória do agro no país. Todos esses dados ficarão disponíveis para o público em geral em uma plataforma digital pública e gratuita.
Um dos destaques do novo espaço virtual é a possibilidade de construção conjunta com a sociedade. Ao acessar o site, é possível se cadastrar e doar acervos de imagens. Além de democratizar a informação, esse serviço permite que pesquisadores e outros agentes do setor compartilhem materiais audiovisuais produzidos ao longo do tempo e que produtores participem com registros familiares que contribuíram para o desenvolvimento de regiões agrícolas. O projeto reunirá relatos de personalidades do agro brasileiro, utilizando inteligência artificial para restaurar e apresentar documentos e imagens inéditas.
Para Julio Cargnino, presidente do Canal Rural, “resgatar a memória audiovisual é urgente para não perdermos os acervos que estão espalhados pelo País. Outro pilar é preservar a história oral de personagens que contribuíram para a construção da agropecuária brasileira”. Ele ressalta que a plataforma será uma fonte de pesquisa confiável para quem procura conhecer melhor a transformação do Brasil rural, conectando o passado e valorizando o futuro. “Graças à união com as instituições parceiras, como a Embrapa, CNA e ABCZ, além de produtores e entidades do agro, já temos 15 mil horas de imagens da história do agronegócio em nossa plataforma”, complementa.
Como exemplos de registros históricos recuperados já presentes no acervo, estão momentos marcantes do agro nacional, como a aprovação da legislação de transgênicos, a votação do novo Código Florestal, o reconhecimento da primeira área no Brasil de livre de febre aftosa com vacinação e a importação da raça nelore para o País.
Silvia Massruhá, presidente da Embrapa, destaca que a Empresa está muito orgulhosa de poder contribuir com o projeto, não apenas com seu acervo audiovisual, mas também com testemunhos de cientistas acerca da evolução da agropecuária brasileira. A participação da instituição nesse Projeto começou em 2024, por meio de sua Assessoria de Comunicação. Entre as atribuições previstas, estão a disponibilização de informações técnicas e históricas por meio de seus pesquisadores e especialistas; busca e catalogação de acervos históricos junto às suas unidades de pesquisa; apoio à divulgação da plataforma em suas redes e canais institucionais, além da indicação e mobilização de personagens relevantes para a memória do agronegócio.
Durante o evento de apresentação, foi exibida a foto da primeira reunião da diretoria da Embrapa restaurada por IA, que já está disponível na nova plataforma. Confira aqui.
Mais Conexão Safra
Homenagens
Duas personalidades cruciais para a trajetória de sucesso do agronegócio no Brasil foram homenageadas no evento e terão seus depoimentos na plataforma: Cirne Lima (direita), ex-ministro da Agricultura, e Eliseu Alves, ex-presidente da Embrapa, participaram ativamente da formulação e da criação da Empresa.
A distinção é simbólica, uma vez que o projeto busca resgatar a história da agricultura brasileira e a relação dos dois homenageados com a Embrapa evidencia o papel de destaque da instituição nessa história. Para Massruhá, “Ambos representam liderança e inspiração para as gerações atuais e futuras”.
Alves e Lima são personagens da primeira série do projeto, criada com base em acervos pessoais. Participam também o ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues, o atual presidente da CNA, João Martins, Carminha Missio, Francisco Turra e José Humberto Martins. No fim de cada episódio, os entrevistados projetam o que o agro brasileiro precisa realizar nos próximos anos para cumprir a missão de alimentar o mundo.
Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!