Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

Com o aumento dos casos de dengue, que é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, as dúvidas em relação à imunidade e às possíveis complicações vindas da doença surgem com mais frequência — principalmente, quando há infecção por dengue pela segunda vez.
Isso acontece porque, normalmente, quando ocorre uma nova infecção por um tipo diferente do vírus da dengue, os anticorpos, antes desenvolvidos, tendem a facilitar a entrada do novo tipo vírus nas células e aumentar a replicação viral. Vale ressaltar que, apesar da segunda infecção de dengue poder ser mais grave, nem sempre irá apresentar sintomas mais fortes em relação à primeira.
Quais os principais sintomas de dengue?
Dentre os sintomas mais comuns da dengue, destacam-se:
- Dor abdominal intensa
- Febre repentina
- Dificuldade respiratória
- Sangramento no nariz e/ou gengiva
- Dor intensa nas articulações e músculos
- Pressão baixa
- Fadiga
- Aumento da frequência cardíaca
Quando contraída pela segunda vez, a dengue pode apresentar sintomas mais severos, como dor abdominal ainda mais intensa, excesso de vômitos (com ou sem sangue), fraqueza extrema e até desmaios. Neste caso, a pessoa infectada requer atendimento médico urgente.
Como prevenir a dengue?
O melhor método para prevenir a dengue, é evitando a proliferação do mosquito responsável pela transmissão do vírus — o Aedes aegypti. É imprescindível se atentar a qualquer tipo de água parada, evitando também todo e qualquer líquido com sujeira ou acúmulo de lixo. O uso de repelentes, de roupas que cobrem toda a pele e de mosquiteiros podem complementar essa proteção contra a dengue, especialmente em períodos de surto.





