Geral

PEDEAG 3 – Lançamento em Linhares e Alegre

Governo e sociedade iniciam...

por Redação Conexão Safra

em 18/08/2015 às 0h00

5 min de leitura

Governo e sociedade iniciam construção do planejamento estratégico do setor agrícola capixaba
As prioridades e diretrizes para o desenvolvimento do setor agrícola até 2030 começam a ser definidas pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, em conjunto com produtores rurais e representantes das diversas cadeias produtivas do agronegócio. Até novembro serão realizadas 52 oficinas de trabalho em todas as regiões do Espírito Santo, que servirão de base para a formulação do Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba, o PEDEAG 3.
O lançamento do PEDEAG 3 será na próxima sexta-feira (21), em dois eventos, um no Norte e outro no Sul do Estado. Às 9 horas, o Plano será lançado durante solenidade no Parque de Exposições de Linhares, e, às 14 horas, no CCA/Ufes, em Alegre. O PEDEAG 3 vai reunir os avanços obtidos nas duas versões anteriores do Plano &ndash, de 2003 e 2008 -, com uma abordagem centrada na inovação, no empreendedorismo e na sustentabilidade.
Trata-se de um instrumento de análise do cenário atual e futuro que visa estabelecer estratégias e iniciativas que possam ser planejadas, geridas e implantadas, com foco na geração de melhores resultados para o agronegócio capixaba.
Histórico
O primeiro PEDEAG foi elaborado em 2003, a partir de uma iniciativa pioneira na história recente da agricultura capixaba. Logo o PEDEAG se transformou na principal ferramenta de planejamento do setor agrícola do Estado. Em 2008, a Secretaria de Estado da Agricultura elaborou o NOVO PEDEAG, mantendo as linhas e diretrizes da primeira versão, mas aprofundando a visão estratégica por culturas e regiões capixabas.
O PEDEAG 3 será formulado a partir da análise de cenários e da elaboração de diagnósticos, identificando oportunidades e desafios, estabelecendo objetivos e metas e definindo planos de ação e projetos. Serão realizadas 52 oficinas de trabalho que irão contar com a participação de produtores rurais e representantes das principais cadeias produtivas do sistema agrícola capixaba. Tudo isso alinhado com a análise de temas transversais, tais como capital humano, sustentabilidade, tecnologia e capacidade de inovação, organização da produção, logística e comercialização, dentre outras.
Oficinas do PEDEAG 3
A primeira oficina de trabalho do PEDEAG 3 vai ser realizada na noite da próxima quinta-feira (20), às 18 horas, durante a Agro ExpoNorte, no Parque de Exposições de Linhares. O tema será a cadeia produtiva do mamão. Produtores rurais e representantes do setor estão sendo aguardados para discutir os principais desafios e oportunidades do setor.
No dia 27 de agosto, será realizada a oficina temática de pimenta-do-reino, a partir das 9 horas, no auditório da Cooperativa dos Produtores Agropecuários da Bacia do Rio Cricaré (COOPBAC), localizada na Rua Pernambuco, 370, Boa Vista, em São Mateus. Ainda no dia 27, em São Gabriel da Palha, será realizada a oficina sobre a cadeia produtiva do café conilon, a partir das 14 horas, no Centro de Eventos Palácio do Café, com o pesquisador do Incaper e coordenador do Programa Estadual de Cafeicultura, Romário Ferrão.
No dia 28, uma nova oficina temática sobre o café conilon será realizada, desta vez no município de Jaguaré. O evento acontece a partir das 9 horas no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Jaguaré, localizado na Rua Espírito Santo, s/nº, Bairro: Boa Vista II (Em frente ao Parque de Exposições Alfeu Sossai).
Confira os temas das oficinas de trabalho do PEDEAG 3 e em quais municípios os debates irão acontecer:
Agroecologia Nova Venécia
Agroindústria Venda Nova do Imigrante
Apicultura Fundão
Aquicultura Muniz Freire, São Domingos do Norte
Avicultura Marechal Floriano, Santa Maria de Jetibá
Banana Iconha, Marilândia
Cacau Linhares e Cachoeiro de Itapemirim
Café arábica Brejetuba e Alegre
Café conilon São Gabriel da Palha, Jaguaré, Alegre e Vitória
Cana-de-açúcar Itapemirim, Conceição da Barra
Comercialização dos Produtosda Agricultura Familiar Afonso Cláudio e Colatina
Equideocultura Vila Velha
Frutas para indústria(maracujá, goiaba e manga) Sooretama, Laranja da Terra e Pedro Canário
Heveicultura Barra de São Francisco
Irrigação e outorga Pinheiros e Itarana
Mamão Linhares e Vitória
Mudanças Climáticas Vitória
Olericultura Santa Maria de Jetibá e Domingos Martins
Ovinocultura Guarapari
Pecuária de corte Ecoporanga e Vila Velha
Pecuária de leite Montanha e Cachoeiro de Itapemirim
Pesca Serra e Piúma
Pesquisa e inovação Linhares e Jerônimo Monteiro
Pimenta-do-Reino São Mateus
Polo de uva Santa Teresa
Produtos florestais não madeireiros Venda Nova do Imigrante
Seguro agrícola Vitória
Silvicultura Vitória, Aracruz e Mucurici
Suinocultura Marechal Floriano, Castelo

Exit mobile version