Geral

Participação estadual e regional nas vendas externas de carne de frango

por Redação Conexão Safra

em 18/11/2015 às 0h00

2 min de leitura

Como se imaginava, as chuvas de outubro afetaram diretamente os embarques de carne de frango do três estados do Sul, os maiores exportadores do produto. A ponto de os embarques da Região terem recuado 15% em relação ao mesmo mês do ano passado. Os maiores efeitos, porém, recaíram sobre Santa Catarina: com longas paralisações em Itajaí, o total embarcado no mês ficou mais de 25% abaixo do que foi registrado um ano antes.
O percalço, entretanto, não alterou a participação das unidades federativas brasileiras &ndash, 16 estados, mais Distrito Federal – nas exportações de carne de frango.
Aliás, a única alteração de posição registrada nada teve a ver com os problemas do mês. Foi a ascensão do estado de Tocantins para a 13ª posição, lugar que até setembro pertencia a Rondônia. E embora a quantidade exportada por Tocantins continue modesta, a subida gerou índices dos mais expressivos: incremento de 363% no volume e de 731% na receita cambial.
Por sinal, além do Tocantins, apenas dois outros estados completam os 10 primeiros meses de 2015 registrando aumento na receita cambial: o Espírito Santo, com variação de 52%, e o Paraná, com aumento de 2,77%.
Embora pequeno, o índice de expansão do Paraná tem particular significado, pois a receita local aproximou-se dos US$2 bilhões. É valor que está sendo alcançado e superado em novembro corrente.

Exit mobile version