Mais lidas 🔥

Cafeicultura capixaba
Produtores rompem tradição e mudam realidade do café arábica no noroeste do estado

Agricultura
Setor do cacau: Faes chama atenção para riscos fitossanitários e práticas desleais

Secador a gás
Produtor do norte capixaba aposta em secador a gás para melhorar a qualidade da pimenta-do-reino

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 30 de janeiro

Novos mercados
Acordo entre Mercosul e União Europeia deve ampliar exportações capixabas

Desde 1999, a Orquestra de Vegetais de Viena encanta plateias ao redor do mundo com uma proposta musical inusitada: todos os instrumentos são construídos a partir de vegetais frescos. A informação é do portal Hortidaily. Violinos feitos de alho-poró, trompetes de pimentões e a peculiar “radirimba”, uma marimba de rabanetes, são alguns dos instrumentos que ganham vida nas mãos dos músicos.
A originalidade da orquestra vai além da confecção dos instrumentos. Sem a possibilidade de registrar suas composições em partituras tradicionais, o grupo desenvolveu seu próprio sistema musical para criar e gravar suas peças.
Um aspecto singular da Orquestra de Vegetais é o caráter efêmero de seus instrumentos. Todos os legumes e verduras são comprados frescos no dia de cada apresentação e, após o concerto, um chef transforma os vegetais não utilizados em saborosas sopas para o público. Em outras ocasiões, os ingredientes são doados aos espectadores, numa tentativa de inspirar novas gerações de “ritmistas de vegetais”.
Com mais de 344 apresentações em seu currículo, a orquestra vienense explora um repertório eclético que vai do rock à música clássica. O objetivo principal do grupo é despertar no público a percepção de que a música reside nos lugares mais inesperados, bastando criatividade para descobri-la.
A popularidade da Orquestra de Vegetais de Viena transcendeu fronteiras, inspirando a criação de grupos semelhantes, como a Long Island Vegetable Orchestra e a London Vegetable Orchestra, consolidando um movimento musical verdadeiramente original e sustentável.





