Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Importação e custo de produção
Morango importado abaixo do custo de produção ameaça renda de produtores no ES

Secador a gás
Produtor do norte capixaba aposta em secador a gás para melhorar a qualidade da pimenta-do-reino

Agricultores e agricultoras do Assentamento Miragem e do Distrito de Muritiba, ambos localizados no município de Ecoporanga, no Espírito Santo, podem participar até este sábado (14) do Mutirão de Documentação das Trabalhadoras Rurais. A ação, promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), tem como objetivo facilitar o acesso a documentos e serviços essenciais para as trabalhadoras rurais. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) também participa do evento.
Durante estes encontros produtores, associações e cooperativas podem esclarecer dúvidas sobre os programas e políticas executadas pela Conab e podem se cadastrar no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais e Demais Agentes (Sican). A programação inclui ações educativas e atendimentos focados em educação previdenciária, enfrentamento à violência e saúde.
Diversos outros serviços também são oferecidos, como: emissão de Carteira de Identidade, de Cadastro de Pessoa Física (CPF), da Carteira de Trabalho, do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e do Contrato de Concessão de Uso (CCU). Há ainda a atualização cadastral para as assentadas da reforma agrária, a emissão do CadÚnico e de certidões de nascimento, casamento e óbito.
A expectativa é que estas ações contribuam para o fortalecimento da agricultura familiar e o desenvolvimento rural sustentável local.




