Mais de 50 agricultores receberão moradias em São Gabriel da Palha nesta sexta (27)
Cinquenta e uma famílias de São Gabriel da Palha realizarão o sonho da casa própria
por Redação Conexão Safra
em 27/04/2018 às 0h00
3 min de leitura
A Fetaes, em parceria com os Sindicatos filiados, o governo estadual, a Caixa Econômica Federal, ministério das cidades e o Governo Federal entregará na próxima sexta-feira (27) cinquenta e uma (51) moradias dos Empreendimentos Morada de São Gabriel e Fetaes São Gabriel, ambos localizados no município de São Gabriel da Palha. A solenidade de acontecerá no Centro de Eventos Palácio do Café Conilon, às 10 horas, em São Gabriel da Palha.
Das 51 famílias contempladas, cerca de 200 pessoas serão beneficiadas com as novas moradias. A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), coordenado pela Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Espírito Santo (Fetaes).
De acordo com o presidente Julio Mendel essa é mais uma conquista do MSTTR realizada pela Fetaes. “Estamos muito felizes em contribuir na concretização do sonho dessas famílias. O nosso objetivo é continuar trabalhando para que mais pessoas conquistem esse sonho, uma vez que todos merecem uma moradia digna. É a Fetaes valorizando e fortalecendo a agricultura familiar capixaba ”, afirma Mendel.
Até o final deste ano (2018), a Fetaes tem a expectativa de entregar 95 moradias, sendo 47 unidades em Itaguaçu, 28 unidades em Itarana e 20 unidades no assentamento Novo Sonho, em Ecoporanga. E ainda estão em execução 68 moradias nosassentamentos franqueza e realeza I e II, também em Ecoporanga.
A demanda para o próximo ano é a construção de mais 423 unidades habitacionais em toda a zona rural do Estado.
Mais Conexão Safra
Entenda o PNHR
O PNHR é uma conquista do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR). Ele foi implantado graças as reivindicações feitas no Grito da Terra Brasil (GTB), onde milhares de trabalhadores e trabalhadoras rurais foram as ruas lutar por melhorias no campo, no ano de 2009.O GTB é realizado pela Contag, Fetaes e Sindicatos.
O PNHR foi criado pela Medida Provisória (MP) 459, convertida em Lei nº 11.977/2009, no âmbito do Programa MinhaCasa, Minha Vida, com objetivo de subsidiar a produção de Unidade Habitacional (UH) aos agricultores familiares.O Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) &ndash, Grupo I, concede subsídios com recursos do Orçamento Geral da União (OGU) ao beneficiário (pessoa física), agricultor familiar ou trabalhador rural, organizados por uma Entidade Organizadora, para a aquisição de material de construção, para a construção, conclusão ou reforma/ampliação da unidade habitacional em área rural.
A Fetaes de forma direta já executou pelo programa: 733 unidades habitacionais finalizadas em todo o Estado do Espírito Santo.