Geral

Mais de 130 servidores capacitados para identificação de madeira

por Redação Conexão Safra

em 23/10/2018 às 0h00

2 min de leitura

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) encerra esta semana a última turma do curso de identificação de madeira e carvão. A capacitação teve início nessa segunda-feira (22), na Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), em Vitória, e segue até sexta-feira (26).

O curso, que conta com aulas práticas e teóricas, tem como objetivo oferecer subsídios técnicos em anatomia da madeira visando à identificação de espécies madeireiras pelos agentes de fiscalização.

As aulas são ministradas pelos instrutores do Laboratório de Produtos Florestais José Arlete Alves Camargos e Luiz Fernando Marques, do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente. Os participantes também assistiram à palestra sobre procedimentos de fiscalização de madeira conduzida pelo analista ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama) Givanildo dos Santos Lima.

O engenheiro-agrônomo do Idaf Fabricio Zanzarini, um dos organizadores do curso, abordou junto aos servidores os procedimentos legais para transporte e armazenamento de madeira. “Esta é uma oportunidade para alinhamento de procedimentos internos e esclarecimentos de dúvidas de assuntos ligados a essa temática ”, pontuou.

(*Fotos: Divulgação)

O curso

Desde 2016, foram realizadas outras quatro turmas, contemplando cerca de 130 profissionais do órgão que receberam a qualificação.

Dentre os temas abordados, estão: introdução à anatomia da madeira, madeiras com restrição de comércio e uso da chave eletrônica para identificação de madeiras comerciais. (*Fonte: AssCom Idaf)

Sair da versão mobile