pube
Cervejas

Lúpulo apresenta aplicações promissoras em Viana, na Grande Vitória

por Redação Conexão Safra

em 11/09/2023 às 10h25

2 min de leitura

Lúpulo apresenta aplicações promissoras em Viana, na Grande Vitória

*Foto: Comunicação Prefeitura de Viana

Viana está se consolidando como a capital capixaba do lúpulo, mas o seu impacto vai muito além da fabricação de cerveja. A cidade, na Grande Vitória, abriga o primeiro Polo Cervejeiro Municipal do Brasil e está liderando esforços na produção e pesquisa da planta essencial na produção das cervejas artesanais.

Os experimentos realizados pela Prefeitura de Viana em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) Campus Vila Velha têm revelado propriedades notáveis do lúpulo. Além de seu uso tradicional na cervejaria, demonstrou ser rico em antioxidantes, anti-inflamatórios e substâncias com propriedades calmantes. Essa descoberta está abrindo portas para aplicações inovadoras, como produção de chás e cosméticos.

pube

O prefeito Wanderson Bueno enfatiza o potencial transformador dessas descobertas. “Com o desenvolvimento desse projeto, estamos consolidando nossa posição como pioneiros na criação do Primeiro Polo Municipal de Cervejarias Artesanais do Brasil. Além de impulsionar o turismo e a cultura de nossa cidade, essa iniciativa também cria oportunidades para nossos produtores rurais e para aqueles interessados em diversos aspectos de nossa cadeia produtiva. Aceitamos os desafios, estudamos, planejamos e, hoje, nosso sonho se tornou realidade”.

Uma das aplicações mais notáveis é o potencial de reduzir custos na produção de cervejas artesanais capixabas. Atualmente, o lúpulo é importado da Europa ou América do Norte, custando cerca de R$ 300 por quilo. Com a produção local, espera-se uma redução de até 50% no preço, uma vez que o lúpulo vianense é de qualidade superior e elimina os custos de importação.

O clima quente, a latitude e a luminosidade de Viana desafiam a ideia convencional de que o lúpulo só prospera em climas frios do Hemisfério Norte. O lúpulo vianense está produzindo três vezes mais colheitas em comparação a outras regiões, desafiando a literatura científica sobre o tema.

Além de sua aplicação na produção de cervejas, o lúpulo de Viana está sendo explorado em outros setores. A espécie Humulus Lúpus, em particular, tem se destacado devido às suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e calmantes. Agora, o lúpulo está sendo usado na fabricação de fármacos, produtos cosméticos, como cremes de beleza, desodorantes e loções de barbear, e até mesmo na produção de chás.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!