pube
Geral

Jovens constroem futuro no campo

Conheça Lucas que, com o Crédito Rural, deixou o desemprego na cidade e produz café no seu sítio

por Redação Conexão Safra

em 07/04/2017 às 0h00

4 min de leitura

Jovens constroem futuro no campo



Eles representam o futuro do país, seja no campo ou na cidade. Muitos se preocupam cedo com o que irão fazer, que carreira irão seguir, para onde irão. E a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) trabalha para que os jovens possam encontrar as respostas para essas perguntas no campo, enxergando na zona rural uma vida de qualidade e oportunidade para a realização profissional.


Só em 2016, cerca 40% dos financiamentos liberados pelo
Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), foram destinado a jovens de 18 a 29 anos. O PNCF é uma política da Sead
que permite o financiamento de móveis rurais, com taxas de juros de até 2% ao ano.


pube

O agricultor Lucas da Silva, de 20 anos, do município de Primavera (RO), é um dos jovens que decidiram fazer história no campo. Aos 16 anos, emancipado pelo pai, Lucas adquiriu sua primeira terra, onde planta café, cria gado e já está construindo sua própria casa. O jovem estava desempregado e hoje comemora o trabalho de agricultor. “Estou tendo a oportunidade de trabalhar, de não ficar só na rua. Passo a maioria do tempo aqui trabalhando. Isso é bom demais ”, ressalta.


Filho de produtor rural, Lucas afirma que a permanência no campo veio por escolha própria. Ele conta que viu na terra a oportunidade de construir um futuro e de ter independência. “É bom demais. Eu com 20 anos, já não dependo mais do meu pai. Posso viver tranquilo, sozinho. Claro que eu não quero ficar sem eles, mas para mim, isso aqui é bom demais. Muita gente lá na cidade vive de aluguel. Talvez quisesse estar aqui e não teve a oportunidade que eu tive ”.


Realmente Lucas não vai ter que se preocupar com aluguel. As paredes da casa própria já estão erguidas na frente do curral que abriga os oito gados que ele cria. Para esse ano, o produtor também estima colher 50 sacas de café, o que, segundo ele, já dá para quitar toda a dívida da terra.


Lucas está entre os milhares de jovens que estão plantando sonhos no campo, que querem continuar a atividade da família. “Hoje, na cidade o custo de vida é bem mais caro. Para mim, morar aqui é mais fácil, é perto da cidade também caso eu precise resolver alguma coisa. Sempre fui criado em sítio, gosto do campo ”, enfatiza o produtor.


Lucas já olha para a terra com um olhar empreendedor. A força de vontade e a animação com a produção deixa claro que o objetivo é crescer e colher o que ele vem plantando a cada dia. Sobre o futuro, ele não pensa duas vezes para responder: “Para o futuro, eu penso em ampliar isso aqui e continuar trabalhando ”.


Com programas como PNCF, a Sead busca dar oportunidade para os jovens permanecerem no campo por opção. Por meio de políticas públicas, a secretaria busca fortalecer a qualidade de vida deste público na zona rural. São programas de investimento, formação, comercialização, crédito, entre outros, que contribuem para o crescimento do jovem do campo. Conheça alguns:


Pronaf Jovem:
financia propostas de crédito de jovens agricultores e agricultoras. Os recursos são destinados à implantação, ampliação, ou modernização de produção e serviços nos estabelecimentos rurais.

PNCF Primeira Terra:
para jovens rurais com idade entre 18 e 29 aos, que queiram adquirir uma propriedade rural com juros de 1% ao ano.

Pronatec Campo:
qualifica trabalhadores por meio de cursos de educação profissional e tecnologia para jovens e adultos

A Sead possui uma Coordenação-Geral de Políticas para Mulheres Rurais, Juventude e Povos e Comunidades Tradicionais que tem, dentre suas atribuições, o papel de articular as ações e programas de juventude rural na instituição.
Saiba mais
aqui.


Fonte:
http://www.mda.gov.br

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!