Por unanimidade

João Martins é reeleito presidente da CNA para o quadriênio 2025-2029

João Martins é reeleito por unanimidade presidente da CNA para 2025-2029 e reforça compromisso com a assistência técnica e o agro

Foto: divulgação

O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, foi reeleito por unanimidade para mais um mandato à frente da entidade no quadriênio 2025-2029. A eleição, realizada nesta terça-feira (7), contou com o voto favorável das 27 Federações Estaduais de Agricultura e Pecuária e aconteceu na sede da confederação, em Brasília.

Além da presidência, foram eleitos os vice-presidentes da Diretoria Executiva e os membros do Conselho Fiscal que atuarão no mesmo período. As informações são da CNA.

Transformação no campo

Durante a cerimônia, João Martins agradeceu o apoio das Federações e destacou os avanços obtidos em sua gestão. “Há oito anos, quando me elegi, prometi transformar o meio rural e criar uma nova classe média no campo. Hoje, temos quase 480 mil pequenos produtores assistidos pela nossa assistência técnica. Foi uma revolução que conseguimos implementar”, afirmou.

Martins lembrou de sua trajetória à frente da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb) e destacou a importância da assistência técnica como instrumento de transformação social. “Foi na Bahia que percebi o quanto o conhecimento e a orientação técnica mudam a vida do produtor rural”, disse.

Ele também ressaltou o papel da atual diretoria na modernização do Sistema CNA/Senar, reforçando que “a CNA é uma casa aberta a todos, sem donos”. Segundo Martins, o novo mandato trará renovação e clareza de propósito, com foco na criação de centros de treinamento e capacitação em todo o país, para que todos os estados tenham “as mesmas oportunidades e orgulho de representar o setor agropecuário”.

Eleição conduzida com transparência

O processo eleitoral foi conduzido por uma Comissão Eleitoral presidida pela superintendente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Tania Zanella, e composta pelo advogado da União Maximiliano Ferreira Temer e pelo vice-presidente tesoureiro do Instituto Pensar Agropecuária (IPA), Nilson Leitão.

Trajetória e legado

No comando da CNA desde 2015, João Martins construiu uma carreira marcada pela defesa dos produtores rurais. Ele já foi presidente da Faeb, acionista e presidente da Agropecuária João Martins S/A, e presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Bahia. É formado em Administração de Empresas pela UFBA e teve papel decisivo na estruturação do Senar-BA.

Sua trajetória dentro da CNA começou em 2012, quando assumiu a 1ª vice-presidência da Confederação. Em 2015, foi eleito presidente; reeleito em 2017, novamente em 2021, e agora reconduzido para o mandato 2025-2029.

Nova Diretoria Executiva (2025-2029)

  • Presidente: João Martins da Silva Júnior (BA)

  • 1º vice-presidente: Gedeão Silveira Pereira (RS)

  • 2º vice-presidente: Antônio Pitangui de Salvo (MG)

  • 1º vice-presidente de Finanças: Humberto Miranda (BA)

  • 2º vice-presidente de Finanças: Muni Lourenço Silva Júnior (AM)

  • 1º vice-presidente de Secretaria: Marcelo Bertoni (MS)

  • 2º vice-presidente de Secretaria: José Amílcar de Araújo Silveira (CE)

Conselho Fiscal – Efetivos: Álvaro Arthur Lopes de Almeida (AL), Paulo Carneiro (TO) e Hélio Dias de Souza (RO).
Suplentes: Raimundo Coelho de Souza (MA), Luiz Iraçú Guimarães Colares (AP) e José Álvares Vieira (RN).

Sobre o autor Redação Conexão Safra O crédito coletivo Redação Conexão Safra identifica a equipe de jornalistas, editores e profissionais que produz diariamente o conteúdo da plataforma com rigor, responsabilidade e ética. Com experiência e curadoria cuidadosa, o time entrega informações relevantes sobre o agro no Espírito Santo, no Brasil e no mundo, fortalecendo a Conexão Safra como referência e elo entre produtores, pesquisadores, investidores e formuladores de políticas. Ver mais conteúdos