Previsão do tempo

Inverno de 2024 promete chegar mais cedo e ser mais rigoroso

Onda de frio Climatempo prevê calor em abril no Paraná e chegada de frio no Sul, com risco de geada em meados do outono
Foto: reprodução/redes sociais

Apesar de um verão abafado, marcado pelo El Niño e pelas fortes ondas de calor Brasil afora, o inverno promete chegar mais cedo em 2024 por conta das mudanças de temperatura nas águas do Pacífico Equatorial. As informações são do meteorologista Piter Scheuer ao portal São Joaquim Online, de Santa Catarina. 

Ele afirma que em fevereiro já começa a transição do El Niño ao fenômeno La Niña, alcançando um processo de neutralidade em março.

A partir de março, continua o meteorologista, a entrada do La Niña se torna mais evidente, facilitando a entrada de massas de ar frio na América do Sul. O inverno pode, portanto, se manifestar de maneira precoce, já a partir de abril ou maio.

O Sul do país deve sentir essa mudança com mais força e a expectativa é de pelo menos três ondas de ar frio, acompanhadas de geadas abrangentes e episódios de neve.

Sobre o autor Redação Conexão Safra O crédito coletivo Redação Conexão Safra identifica a equipe de jornalistas, editores e profissionais que produz diariamente o conteúdo da plataforma com rigor, responsabilidade e ética. Com experiência e curadoria cuidadosa, o time entrega informações relevantes sobre o agro no Espírito Santo, no Brasil e no mundo, fortalecendo a Conexão Safra como referência e elo entre produtores, pesquisadores, investidores e formuladores de políticas. Ver mais conteúdos