Incaper lança o livro “Gengibre” em Santa Maria e Jetibá na próxima sexta (23)
Mais uma publicação técnico-científica será disponibilizada pelo Instituto Capixaba...
por Redação Conexão Safra
em 21/10/2015 às 0h00
3 min de leitura
“
Mais uma publicação técnico-científica será disponibilizada pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Trata-se do livro “Gengibre ”, cujo lançamento ocorrerá durante a oficina do Pedeag 3, em Santa Maria de Jetibá, na próxima sexta-feira (23), às 8 horas.
O livro foi organizado pelos pesquisadores do Incaper, Carlos Alberto Simões do Carmo e José Mauro de Souza Balbino, e contou com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes). Em nove capítulos, 27 autores e coautores abordam os principais temas relacionados à cultura do gengibre.
A publicação apresenta as tecnologias geradas por diversas instituições do país nas áreas de produção de mudas, manejo cultural, nutrição e adubação, manejo fitossanitário, irrigação, colheita e pós-colheita, bem como a apresentação de indicadores econômicos e sociais para a cultura do gengibre, devido ao seu grande potencial de uso culinário e medicinal.
Para o diretor-presidente do Incaper, Wanderley Stuhr, o gengibre produzido no Espírito Santo vem se consolidando como o principal produto de exportação da olericultura capixaba em função da alta qualidade, sendo destinado basicamente na forma in natura para os Estados Unidos, Países Baixos, Reino Unido, Canadá, Itália, França e Alemanha.
“Os estudos realizados pelo Incaper, em parceria com instituições públicas e privadas, têm viabilizado a expansão das áreas de cultivo de forma gradativa. Devido a essa ampliação, crescem as demandas por informações técnicas para viabilizar as melhorias no padrão de qualidade dos rizomas, com foco nas exigências do mercado. Por isso, o livro ‘Gengibre’ adquire tanta importância nesse cenário ”, relou Stuhr.
O cultivo do gengibre no Espírito Santo teve início na década de 1980, no município de Santa Leopoldina e expandiu-se para Santa Maria de Jetibá. Hoje conta com aproximadamente 300 hectares plantados, o que coloca o Estado em posição de destaque no cenário nacional, sendo responsável por 60% da produção brasileira e por cerca de 80% das exportações desse produto. Atualmente, estão inseridos na cadeia produtiva do gengibre cerca de 1.000 produtores de base familiar, que cultivam, em média, áreas de 0,7 ha.
Oficina do Pedeag 3
O lançamento do livro ocorrerá durante a oficina do Pedeag 3 que abordará o tema Olericultura, que representa uma das mais importantes atividades econômicas e sociais da Região Serrana do Espírito Santo.
Serviço:
Lançamento do livro Gengibre (190 páginas)
Organizadores: Carlos Alberto Simões do Carmo e José Mauro de Souza Balbino
Preço: R$ 35,00
Os livros serão vendidos no local do evento, mas também podem ser encomendados pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (27) 3636-9846.
“
Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!