Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Momento de atenção!
Espírito Santo tem alerta por risco de granizo e tempestades; veja as cidades

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) vai desenvolver nove novos projetos de extensão com investimento total de R$ 700 mil. Os recursos foram conquistados por meio da aprovação de propostas no Edital Fapes nº 04/2025 – Universal Extensão III, lançado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).
O edital tem como objetivo apoiar projetos de ensino e pesquisa que promovam inovação, sustentabilidade e melhoria da qualidade de vida em diferentes áreas do Estado. As propostas aprovadas pelo Incaper abordam temas estratégicos para a agropecuária capixaba, com foco na transferência de tecnologias e na formação de agricultores e técnicos.
Temas voltados à sustentabilidade e inovação
Entre os projetos selecionados estão iniciativas que promovem eficiência hídrica e nutricional na cafeicultura, recuperação de áreas degradadas, uso sustentável de clones híbridos de café e estruturação de uma clínica fitossanitária voltada ao manejo de doenças agrícolas. Outras ações priorizam boas práticas na citricultura, manejo de forrageiras não convencionais e o desenvolvimento de tecnologias acessíveis para o monitoramento agroclimático.
Essas iniciativas reforçam o compromisso do Incaper com a inovação no campo e com o fortalecimento da agricultura sustentável em todo o Espírito Santo.
Execução em diferentes regiões capixabas
Os projetos terão duração de 24 meses e serão executados por profissionais do Incaper em unidades localizadas nos municípios de Jerônimo Monteiro, Cachoeiro de Itapemirim, Pinheiros e Linhares. O objetivo é fortalecer a presença institucional e ampliar o impacto da extensão rural em diferentes regiões do Estado.
Projetos aprovados pelo Incaper
ATER em rede para a multiplicação de boas práticas na citricultura do Caparaó Capixaba – Marianna Abdalla Prata Guimarães (Incaper – Jerônimo Monteiro)
Forrageiras arbustivo arbóreas não convencionais (FANCs) para bovinos II: estendendo horizontes – Maurício Lima Dan (Incaper – Cachoeiro de Itapemirim)
Catálogo de genótipos de café conilon: preservação e disseminação do conhecimento – Tafarel Victor Colodetti (Incaper – Cachoeiro de Itapemirim)
Tecnologia acessível para o campo: monitoramento agroclimático de baixo custo para irrigação sustentável – João Vitor Toledo (Incaper – Pinheiros)
Solo vivo, água protegida e propriedade produtiva: guia prático para recuperação de áreas degradadas na Bacia do Rio Doce/ES – Fillipe Vieira de Araújo (Incaper – Linhares)
Raízes do futuro: conscientização e formação participativa para o uso sustentável de clones híbridos de café no Espírito Santo – Marcelo Curitiba Espindula (Incaper – Linhares)
Eficiência hídrica e nutricional na cafeicultura da microrregião Rio Doce: capacitação para a sustentabilidade do conilon capixaba – Jéssica Broseghini Loss (Incaper – Linhares)
Educação fitossanitária: cacauicultura capixaba em perigo – o fungo Moniliophthora roreri, uma ameaça real! – Enilton Nascimento de Santana (Incaper – Linhares)
Estruturação de uma clínica fitossanitária como ferramenta para manejo de doenças em cultivos agrícolas na microrregião do Rio Doce – Lucas Fagundes da Silva (Incaper – Linhares)





