Mais lidas 🔥

Cafeicultura capixaba
Produtores rompem tradição e mudam realidade do café arábica no noroeste do estado

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Secador a gás
Produtor do norte capixaba aposta em secador a gás para melhorar a qualidade da pimenta-do-reino

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Agricultura
Setor do cacau: Faes chama atenção para riscos fitossanitários e práticas desleais

O Campus Piúma, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), está com inscrições abertas para o mestrado Profissional em Economia Azul e Biodiversidade. O curso é gratuito, presencial e as inscrições vão até o dia 31 de outubro, via formulário eletrônico, no site: piuma.ifes.edu.br.
O edital oferece 12 vagas. Visando atender à política de ações afirmativas da Pós-graduação do Ifes, do total de vagas oferecidas no curso de mestrado, 1 vaga será reservada para pessoa com deficiência (PcD) e 3 vagas para pretos, pardos ou indígenas. O mestrado tem como público-alvo portadores de diploma de graduação em áreas que se relacionam direta ou indiretamente com a Economia Azul e Biodiversidade. Entre as áreas elegíveis estão: Ciências Biológicas, Engenharia Ambiental, Engenharia de Alimentos, Engenharia Agronômica, Engenharia de Aquicultura, Engenharia de Pesca, Engenharia de Produção, Gastronomia, Geografia, Gestão Ambiental, Medicina Veterinária, Química, Zootecnia, e Turismo.
O processo seletivo será composto por quatro etapas de análise e classificação: Análise das Cartas de Recomendação; Análise do Currículo Lattes; Avaliação da Proposta de Trabalho (Pré-projeto de Pesquisa; e Entrevista e Avaliação Oral da Proposta de Trabalho.
O curso tem previsão de duração de 24 meses. O início das aulas será em março de 2026.




