pube
Geral

Idaf participa do 1º Seminário da Agroindústria Familiar de Cachoeiro

O objetivo é promover um debate sobre o tema e incentivar a formalização e regularização dos estabelecimentos

por Redação Conexão Safra

em 02/12/2013 às 0h00

2 min de leitura


O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) estará presente no “1º Seminário da Agroindústria Familiar de Cachoeiro de Itapemirim – A União do Campo Gerando Desenvolvimento ”. O encontro acontecerá amanhã (03), no auditório da Selita, a partir de 08h00.

O objetivo é promover um debate sobre o tema e incentivar a formalização e regularização dos estabelecimentos da agroindústria familiar.

pube

Na ocasião, a médica veterinária do Idaf, Talita de Paoli, falará sobre o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (Susaf-ES). A adesão dos municípios ao Sistema permite que as indústrias familiares registradas no Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que antes só podiam comercializar dentro do município, possam vender seus produtos para todo o Estado.

“O Susaf integra o programa Vida no Campo e visa remover os entraves e acelerar os serviços de inspeção de produtos de origem animal fabricados nas agroindústrias rurais de pequeno porte, contribuindo, assim, para ampliar a renda das famílias rurais ”, diz Talita.

Desde que o Susaf foi implementado, em outubro de 2012, sete municípios já assinaram com o Idaf o Convênio de Auxílio à Adesão visando receber orientação técnica do Instituto para adequarem seus Serviços de Inspeção Municipal nos moldes necessários para adesão ao Sistema. São eles: Alfredo Chaves, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Conceição do Castelo, Domingos Martins, São Gabriel da Palha e Venda Nova do Imigrante.


O Seminário


Também haverá palestras com representantes da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento de Cachoeiro de Itapemirim, da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), entre outros.

A programação completa do evento pode ser conferida no site da Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim.


Fonte: IDAF

pube